sábado, 1 de dezembro de 2012

Compreendendo a fé...

A fé é algo que, olhando friamente, de maneira racional, pode até parecer meio esquisita. É uma força que nos impulsiona e nos leva a ver a concretização de certos fatos que não somos capazes de explicar.
Somos sustentados a chegar em lugares onde jamais imaginaríamos chegar, sempre movidos pela fé.

Essa semana, almoçando com uma amiga, conversávamos sobre isso.
Ela, que sempre teve muita fé, que sempre me deu palavras que me levaram a seguir em frente, está em uma fase muito descrente de tudo da vida, sem expectativas ou sonhos. Ela acha que estamos caminhando para uma geração onde as pessoas só conseguem pensar em si mesmas, que não há mais limites para a maldade, como se nada mais importasse para o ser humano. De certo modo, ela não está equivocada. As pessoas não estão mais respeitando valores ou princípios éticos e morais, mas mesmo assim não consigo achar que o mundo não tem mais solução, que a fé, aliada ao amor, não é capaz de provocar milagres.

Acho que não podemos ter uma visão macro quando tratamos de assuntos como esse. Penso que devemos fazer um 'serviço de formiguinha'. Cada um deve ser responsável por seus atos, independentemente 'se o outro está fazendo sua parte também', e dessa maneira o mundo pode se tornar melhor.
Ela diz que sou muito otimista!
Na verdade, eu aprendi a ter um olhar assim. Tenho um histórico de vida melancólico, onde coloquei-me como vítima de mim mesma. Mas hoje luto para não viver mais dessa maneira. Aprendi a deixar de ter pena de mim, aprendi a me amar.

Sei que ainda há um grande caminho a percorrer. Sentimentos de auto-piedade frequentemente me assombram, principalmente quando eu e meu bem discutimos. Mas hoje, consigo perceber isso e logo tento me corrigir.

Devemos amar ao próximo, assim como Jesus nos ensinou. É claro que esse 'tal próximo' é muito amplo. Jesus nos pede para amarmos a todos, sem pensar se nos fizeram bem ou mal. Apenas AME!
Amar a quem me ajuda, me faz feliz e me apoia é muito fácil. Mas Jesus quer que eu (e você) ame mesmo aqueles que me trouxeram dor, sofrimento, ou que estão distantes de meu convívio ou realidade.
AME! Só isso!
Deus é um verbo, e esse verbo é AMAR!
E essa é a parte difícil, mas temos que tentar. (Eu ainda não cheguei a esse patamar de caridade e amor!)

Então eu procurei explicar a ela como o amor e a fé me deram forças e me mantiveram ao lado de meu bem durante toda a aquela fase difícil.
Não sei se consegui ser-lhe clara, mas tentei...
Na verdade, acho que nunca serei capaz de explicar isso, nem mesmo às pessoas que me rodeiam que são movidas pela fé.
Havia uma voz dentro de mim que sussurrava: "Não vá embora... Fique... Fique... Vai dar certo..."
Pode parecer loucura, mas eu ouvia isso!
Nos momentos mais difíceis, eu cheguei a perder a esperança, mas não deixei de crer no amor misericordioso de Deus por mim e por ele.
Sentia-me fraca, impotente, com medo.
Eu sabia que Deus queria agir, mas meu amor não permitia, e então via-me sem condições de crer que o milagre seria possível.

Uma canção me movia, e soava-me como mais um pedido de Deus para que eu não desistisse...

"Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e ali estar

Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória

Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir

Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer ...
Eu vou sofrendo, mas seguindo enquanto tantos não entendem
Vou cantando minha história, profetizando
Que eu posso, tudo posso... em Jesus!"

Lindo, não é mesmo?
Essa canção ainda me fortalece muito.
Aprendi a não desistir de acreditar, mesmo quando tudo conspira para dar errado.

No momento, estou vivendo uma fase exaustiva, difícil e complicada, e por isso sinto-me fragilizada com certa frequência, com medos e anseios.

Estou em transição de emprego. Saí da sala de aula, onde permaneci por mais de 10 anos, faltando um mês para o término do ano letivo e entrei no lado burocrático da educação em um projeto super delicado.
Nos bastidores, tenho que dar conta dos afazeres desse projeto e também da escola, uma vez que ainda não chegou ninguém para me substituir. Sem contar com as aulas que leciono na faculdade e com as obrigações domésticas.


E ainda há o fato de ter uma nova vida: a vida conjugal...
Não posso mais pensar apenas em mim mesma, tenho que dividir, aceitar, recuar, ouvir, calar, impor limites a mim e a ele.. Agora somos DOIS!
Não está sendo nada fácil...
Penso que para ele é ainda mais complicado, pois, em função de suas escolhas ao longo da vida, de sua adicção, ele sempre foi acostumado a olhar apenas para si mesmo. Apenas sua vontades importavam e deveriam ser satisfeitas. Ele ainda não tem a real noção do que é partilhar escolhas. Ainda tem dificuldades em ceder, em aceitar seus erros.
Sei que não é por mal, tanto que depois ele reflete e percebe as falhas. Tenta acertar, de maneira meio torta, mas tenta!

E eu... Preciso seguir em frente... E policiar-me para não voltar a ser a pessoa que um dia já fui: triste e melancólica, vítima de minhas frustrações e sem domínio sobre meus sentimentos.
Estou cansada física e mentalmente...
Mas sei que vou dar conta.

Ele também está numa fase de transição difícil. De certa forma, ele também mudou de emprego, apesar de trabalhar no mesmo lugar onde um dia trabalhou, pois sua postura é outra, sua maneira de agir é diferente. Essa semana ele estava todo cheio de orgulho de si mesmo. Foi convidado a dar uma entrevista sobre uma intoxicação por ração que aconteceu por aqui. Tão bonitinho!

Ele saiu de uma vida comandada pela droga, e está aprendendo a viver sem ela. Viver sem aquele prazer imensurável que nenhuma mulher no mundo será capaz de proporcionar, que anestesiava-lhe todas as frustrações, que o levava a uma vida momentaneamente sem problemas.
Abrir mão de um prazer desses não deve ser nada simples.
Ele está tentando acertar...
As vezes erra o alvo, principalmente quando o alvo sou eu, mas o que importa é que ele não quer voltar para o lugar de onde veio.


Leitura do dia:
"...Quando falamos com Deus, precisamos nos lembrar de que vivemos no mundo real. Ganhamos recompensas e vamos aprendendo a lidar com elas à medida que as vivenciamos. Limitando nossas orações a pedir o conhecimento da vontade de Deus, o poder de realizá-la e a habilidade de vivermos com as consequências, estaremos seguros de que não obteremos mais do que podemos dar conta."

Só por hoje: Eu vou orar somete para conhecer a vontade de Deus e pelo poder de realizá-la no mundo real. 

Tenham um excelente final de semana!
Beijos no coração...




Um comentário:

  1. Minha amiga ,como sua historia é parecida com a minha, também ouvia esta voz que sempre me dizia para não desistir,só o amor é capaz de fazer nós suportarmo passar por tudo isto que passamos ao lado de nossos amados...Também tenho muita fé amiga e também confesso que algumas vezes cheguei a perder as esperanças e desanimar ,afinal são 14 anos de luta,mas assim como você também nunca deixei de acreditar no amor de DEUS pelo meu esposo e por mim...
    E por isso até hoje estou aqui porque tenho fé que DEUS possa mudar toda esta história de lagrimas e dor pela qual eu passei por todo este tempo.Meu esposo é assim como o seu e DEUS ainda precisa fazer muitas mudanças em sua vida,mas hoje ja estou feliz pelas conquistas que obti nestes últimos meses na minha vida e também na dele.
    Agradeço a DEUS todos os momentos de paz que ele tem me proporcionado nestes últimos dias...''Paz'' para mim é o presente mais valioso que um ser humano pode obter para ser feliz!!
    Muita paz,amor e serenidade para você querida!!
    Beijos.
    tamujunta.

    ResponderExcluir