domingo, 8 de julho de 2012

Tente outra vez

Boa noite!
Sábado! Já é tarde, bem tarde, e estou exausta, mas eu não poderia ir para cama sem antes vir aqui contar como foi o dia de hoje.

Fui para a clínica acompanhada de uma amiga do Amor Exigente, o (ex?)namorado dela foi internado na mesma instituição há cerca de 2 semanas. Estou feliz com isso, pois o trabalho deles é muito sério e especialmente diferente. Desejo de coração que ele se renda ao tratamento para recomeçar a vida, assim como está acontecendo com meu querido.

Outro dia nós duas saímos para conversar, e eu dei um abraço forte nela, pois sei que era o que ela mais precisava naquele momento.
Lembro-me que logo que tudo aconteceu comigo, o que eu mais desejava era um abraço, que alguém me apertasse bem forte e me passasse um sentimento de proteção. Eu estava destruída por dentro e por fora, e não tinha ninguém perto de mim para me abraçar.
Uma de minhas amigas mais amadas está morando em outro estado e eu não podia contar com ela para isso. As que estão próximas não puderam me apoiar pois era meio de semana, e, infelizmente, a vida profissional  de cada um não pode esperar a gente acolher alguém que está em dificuldades. Eu não estava  frequentando o Amor Exigente, pois dou aula à noite. Ou seja, eu estava completamente sozinha.
Foi um momento bastante difícil.
Eu só recebi esse abraço dois dias depois, de um anjo que Deus colocou no meu caminho. Ela veio em casa me ver e eu me senti um pouco mais segura.

Então eu quis dar a essa amiga aquilo que eu sabia que ela mais precisava, um simples abraço.
Temos conversado um pouco, trocando ideias.
Olho para ela hoje e me vejo, num passado muito próximo. Sei exatamente a dor que ela está carregando: a insegurança, o medo, a sensação de traição, de derrota, a raiva, o nojo, tudo... Mas eu sei que vai passar, Deus irá iluminar os caminhos dela assim como está iluminando o meu.
Ela também é uma pessoa de fé!

Mas vamos ao dia de hoje... Que, por sinal, foi ótimo.

A sensação de leveza tomou conta de mim, principalmente porque eu percebo que estou, realmente, com os pés fincados no chão, e ele centrado em sua recuperação. Estamos muito felizes curtindo esse "início de namoro". Ele faz mil planos para nós.

Ele me contou que está em uma fase do tratamento que está sendo muito difícil, pois está trabalhando o "Passo 4", que é inventariar moralmente a sua vida.
Ele precisa colocar no papel absolutamente tudo que já fez, despir-se, mostrar-se a si mesmo, assumir e expor seu real caráter. Cutucar em feridas que ele nem sabia que existiam.
Com os olhos lacrimejando ele me falou algumas coisas que ele já descobriu sobre si.
A minha psicóloga já mencionou sobre isso uma vez, que será um momento de muita dor, mas muito importante para ele.

Uma das coisas que me deixa mais segura em relação a tratamento dele, é ver a confiança e respeito que ele tem pelo terapeuta, que é seu padrinho. É como se meu amor pedisse a benção dele para tudo, rsrs.
A escolha do padrinho precisa ser feita com muita sabedoria, e já é uma das demostrações de que o adicto está se rendendo.

Tivemos uma tarde deliciosa. Ele passava o tempo todo me acariciando com as pontas dos dedos, me abraçando, me cheirando. Planejando, sonhando...

Houve um momento de muita emoção hoje.
Um dos internos recebeu alta, e teve uma espécie de cerimônia. Foi muito bonito e emocionante.
As pessoas ficaram sentadas em círculo e cada um dos internos falou uma mensagem para o rapaz. Todos falaram, os monitores, o enfermeiro, a moça que ajuda na casa, o proprietário da clínica, e terapeuta.
Ficou evidente que era um cara muito querido de todos, dono de um bom coração e cheio de humildade. Pareceu ser o tipo de pessoa que jamais se envolveria com drogas, mas infelizmente se envolveu!
Alguns se emocionaram bastante, pois antes de chegar ali, ele foi internado numa dessas clínicas que tratam o DQ como lixo. O lugar já é conhecido como "calabouço", e está localizado na cidade de Piúma-ES (fujam de lá!).

Ele estava sofrendo muito naquele lugar e a família resolveu tirá-lo de lá a transferi-lo de clínica, e no dia que chegou nessa instituição, emocionou a todos com a alegria que demostrou ao sentir a leveza do lugar, ao ser acolhido com abraços, e agradeceu a irmã e a mãe por o terem levado para lá.

Os olhos dele brilhavam. Ele estava muito feliz!
Ele vai recomeçar... E vai dar certo para ele, já está dando certo.

É claro que projetei meus pensamentos para a primavera que chegará em breve, a alta do meu amor!

Veio-me a música de Raul Seixas - Tente outra vez:

"Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!
Beba!
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
Bailando no ar
Queira!
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Tente!
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!"

Um comentário:

  1. É isso ai amiga, Deus tem um plano pra tudo nesta vida e de uma forma especial usou a sua vida para me confortar naquele dia!

    As vezes pensamos "aonde está Deus" "porque Ele não me responde"... e se pararmos um pouquinho de "reclamar" podemos perceber através das mínimas coisas o carinho e resposta de Deus para nós.

    Obrigada pelo carinho e atenção que tem me dado! É mt difícil pra quem vive isso, encontrar conforto para momentos de "crise"... não culpo meus amigos/as por isso, pois quem não vive isso realmente não sabe o que é esta doença... mas como Deus é perfeito em tudo que faz, Ele deu seu jeitinho e hoje "estamos juntas" vivenciando e compartilhando experiências. Obrigada por tudo!!!

    Estou orando por vocês, para que Deus sempre lhe dê sabedoria e dicernimento em tudo. Deus é fiel! Precisamos apenas estar atentos a tudo que Ele quer nos mostrar.

    Para finalizar meu comentário, deixo a mensagem de um dos muitos louvores que fala muito comigo quando estou "perdida"...

    "Você já parou pra pensar no que Deus pode fazer por você?
    Você já parou pra pensar que Ele tem poder?
    Eu sei que a luta é grande e o caminhar pesa em você, que as barreiras te sufocam e você quer se esconder!
    Deixa Deus te moldar, deixa Deus trabalhar, que a vitória vem no caminhar...
    Deixa Deus te mostrar o modo de viver que Ele quer pra você!"

    Bem.. é isso amore!

    Deus seja conosco, nos ajudando a enfrentar os desafios que possam surgir...

    Força, fé e alegria!

    Beijos no seu coração... de sua amiga "Marta, Marta"...rs

    ResponderExcluir