segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Eu não tenho esse direito... E nem ele...

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
Coragem, para modificar aquelas que posso
E sabedoria para reconhecer a diferença"

Essa oração tornou-se um mantra para mim. É perfeita...

Sábado:
Eu estava deitada num colchãozinho no outro quarto da casa, com o rosto escondido no travesseiro, chorando e com uma dor que me sufocava tanto que eu mal conseguia respirar. Já passavam das 22h, e ele chegou a se vestir dizendo que iria para o hospital para esfriar a cabeça, mas logo desistiu. Disse que nada o faria procurar por ela, mas sabia que se saísse eu ficaria preocupada então era melhor não ir.
Foi nossa segunda briga horrorosa... E ele usou de palavras cruéis para me atingir e conseguiu.

"Vou falar com minha irmã pra cancelar as alianças..."

O chão se abriu diante de mim... Desejei jamais ter escutado isso, mas escutei... Encarei aquelas palavras como um arrependimento por estar comigo. Mas no fundo eu sabia que era mais uma forma dele revidar.
Depois que os nervos se acalmaram ele sentou junto aos meus pés e falou algumas verdades.

"Minha Flor, você precisa aprender a praticar aquilo que escreve no blog. Leia o que anda escrevendo... Você cria histórias na sua cabeça sobre minha recuperação, vem me cobrando e eu fico logo p. e também não me controlo e falo um monte de besteiras com a intenção apenas de te agredir de alguma forma, mas depois me arrependo, além de não ser o que eu sinto de verdade. E eu preciso aprender a identificar quando você está assim, tão abalada..."

Ele estava certo quando falou que estou criando historinhas...
Mais uma vez meti os pés pelas mãos, sendo que sei, e repito a mim mesma todos os dias, que a manter-se em recuperação SÓ DEPENDE DELE! Eu não briguei, apenas tirei algumas conclusões precipitadas, que, mesmo que eu esteja certa, não tenho o direito de dizer. O máximo que cabe a mim é estar ao lado dele e apontar algumas falhas (e ele sempre me ouve nisso), mas não posso impor a ele que faça da forma como EU acho que ele deva fazer. Eu não tenho esse direito.

Mas ele também não tem o direito de dizer o que quer para me magoar e depois dizer que "não é isso que eu sinto", pois as palavras possuem um poder maior do que supomos, não podemos subestimá-las.
Mas ele já tem essa consciência, só ainda não está tendo sabedoria para colocar em prática. Ainda deixa as emoções da raiva o dominarem. E depois vem o arrependimento.

Eu não conseguia me virar para ele enquanto ele continuava a falar comigo numa voz doce e calma. Permaneci imóvel, deitada no colchão. E ele deitou-se ao meu lado, me puxou para junto dele, e continuou falando:
"...Eu não quero te deixar, eu não vou te deixar, eu te amo de verdade e quero passar o resto da minha vida com você, você me faz bem e eu te amo muito..."

Mas entendam, apesar de o assunto 'recuperação' estar no meio do furacão, a briga em si não tem relação com adicção do meu amor, pois brigas acontecem com qualquer casal. O ponto é o equilíbrio que precisamos buscar nas diferenças dos dois, precisamos aprender a respeitar os limites um do outro, pois agora dividimos o mesmo teto.
E é isso que estamos aprendendo a fazer. E para ser sincera, acho que estamos até na vantagem em relação a muitos outros, pois brigas nesse nível, além de raras, são resolvidas logo. Nossa gratidão e amor um pelo outro ultrapassa nossas desavenças.
Dormimos abraçados e serenos, em paz.

Tivemos um domingo perfeito e calmo, e é assim que vamos aprender a nos respeitar. Ele trocou de ficha na reunião do NA, mas infelizmente não participei, pois não sabíamos que seria nesse dia e não fui (droga!).

Estamos em paz há 236 dias. Um dia de cada vez.



Hoje estamos completando 5 meses de recomeço (para quem não leu ainda, veja em Pergunte de novo...). É uma data especial para nós...

No mais, tenham uma semana abençoada e ótimas 24 horas.



Um comentário:

  1. As alianças estão prontas, vou pedir a um padre que as abençoe , antes de mandar. Estou feliz de poder dar esse presente para vcs. E simples mais e de coração , (nunca pensei que isso fosse acontecer um dia), mais graças a fé e ao amor de vcs .......estas coisas estão acontecendo. Bjos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir