quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A vida é bonita, mas pode ser linda

Boa noite, pessoas!

Uma linda noite de quarta-feira... A lua está perfeita no céu, é crescente. Está ventando bastante e por isso está fresquinho. Adoro esse tempo!

Acabei de chegar de uma reunião diferente.
Apenas mulheres se reunindo para tratar de assuntos como angústias, alegrias e situações cotidianas. Muito legal. Começou por iniciativa da esposa do proprietário do centro terapêutico em que meu bem está internado. Ainda é um grupo pequeno, mas acho que vai crescer, e recebeu o nome "JUNTAS PODEMOS MAIS". A maioria das participantes também é namorada ou esposa de interno ou ex-interno.

As reuniões seguirão os moldes das reuniões do NA, ou seja, há um tempo para falar e sem direito a opinar na partilha alheia. Mas é claro que, como são várias mulheres juntas, e mulher é um ser que ADORA falar, algumas vezes é inevitável uma meter o pitaco na fala da outra, ou falar mais de uma vez. rsrs

Os "Doze passos" foram adaptados para nossa realidade, de companheiras e codependentes, e trabalharemos em cima disso.
E também vamos seguir a ideia de que "o segredo estará na próxima reunião".
Perfeito!

Falei de minhas angústias do momento.
E essas angústias não estão relacionadas à adicção de meu amado. Estou, sim, um pouco ansiosa com a saída dele, que deve ser na sexta-feira, dia 28 (e já estaremos na estação da Primavera, oba!), mas não por medo de algo dar errado, mas pela vontade de começar a vida a dois na nossa casa.
Estamos tão felizes, tão juntos, tão cúmplices, tão amigos, tão...
Não tenho palavras...
Deus foi mesmo muito perfeito comigo e organizou as coisas da maneira mais linda possível, que eu não tenho como não estar grata por tudo que vivi.

Minhas aflições são outras, coisas pessoais que já venho tentando trabalhar em mim há um bom tempo. E já melhorei muito, mas às vezes ainda me atormentam.
Andei meio exausta demais, e por isso algumas vezes acabei perdendo a paciência por pouca coisa. Até postei que estava me sentindo chata de tanto dizer que estava cansada! 
Passou...

A cada dia descubro coisas novas sobre mim, coisas que gosto e que não gosto, fatos que me alegram e outros que me aborrecem, defeitos e qualidades. Hoje consigo prestar mais atenção nas minhas qualidades e tentar corrigir meus defeitos.
Descobri que não posso passar minha vida apenas me preocupando com a vida e os problemas dos outros, tentando ajudar aos que me rodeiam. Isso é co-dependência!
Eu preciso dar conta de mim mesma todos os dias, pois se eu não fizer isso, ninguém fará!

E agora, que estou começando uma vida de casada, isso é muito importante.

Meu amado retornou para a instituição na terça-feira cedinho, e pela primeira vez, desde que ele assumiu o tratamento, deixei o medo gritar dentro de mim e acabei falando uma besteira. Olhei para ele, com celular e óculos de sol e foi inevitável relembrar o passado, quando nada de valor podia estar em poder dele. E, como temos um diálogo muito verdadeiro, não hesitei em falar:
"Amor, me desculpa, mas estou com medo de você assim, com essas coisas... Não queria sentir isso, mas senti..."
(Olha a co-dependência gritando... Arrependi-me antes mesmo de terminar a frase!)

"Você quer que eu deixe aqui?"    (Ele falou com a voz calma, mas foi possível perceber que ficou magoado)

"Não, não... Desculpe... A escolha é sua, eu sei..."

Deixei-o no terminal de ônibus, e, como eu estava meio emburrada devido ao medo que me acompanhou naquele instante, me despedi mal dele. Só que como não tive tempo de corrigir, passei metade do dia aborrecida e triste comigo mesma!
Mas sei que ficar aborrecida não iria me ajudar em nada, então tratei de fazer as pazes comigo mesma e logo passou a angústia. Graças a Deus passou...

Xô, co-dependência! Xô...

Acho que gostei da reunião de hoje pois ela irá funcionar como uma terapia também. A gente aprende não só a ouvir o outro, mas a se ouvir. E isso faz bem para a alma.

Após sete anos de terapia eu aprendi a praticar um exercício comigo mesma que acho muito legal. Eu filtro absolutamente tudo que leio e escuto. Procuro ler as entrelinhas de cada frase, e tento adaptar com a realidade daquilo que estou vivendo naquele momento. Funciona! Tiro grandes lições de frases que podem ser banais ou passar despercebidas.
Por exemplo, tomei para mim o slogan de O Boticário, que diz "A vida é bonita, mas pode ser linda".
Preste atenção na profundidade dessa frase e repita para si mesma como um mantra!

Meu amor está limpo a 182 dias (6 meses e 2 dias), e está feliz. Não sente peso algum, não sente frustrações por ter que abrir mão de algumas coisas. Meu amor é outro homem.

Eu sei de suas limitações, sei de suas fraquezas e sei que muita coisa não será fácil. Mas mesmo assim eu o amo e quero estar ao lado dele.
Não me arrependo em nenhum instante por não ter desistido, mesmo com o coração sangrando como estava. Mesmo estando destruída por dentro e por fora.
Hoje eu olho para trás e agradeço a Deus por tudo, e vejo que valeu a pena.

É claro que cada caso é um caso, cada história é uma história e cada realidade é uma realidade. Por isso, quando converso com alguma amiga que vive a mesma situação, eu sou franca e digo:

"Vá até onde você achar que deve ir. Siga seu coração, mas com os pés no chão. Fique atenta às sutis mudanças de comportamento dele. Não se iluda, ele não vai parar de usar por você, e você não vai conseguir impedi-lo de usar. Acredite que ele te ama e que ele deseja parar de usar, mas é uma decisão muito difícil para ele".

Seja feliz! Isso é o mais importante.


Pe. Fábio de Melo disse hoje em seu programa:
"Somos todos merecedores do amor de Deus. Ele nos ama mesmo quando estamos na miséria ou quando não merecemos Seu amor, mesmo quando nós O desprezamos, Ele continua a nos amar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário