terça-feira, 21 de outubro de 2014

Quem é essa pessoa?

Quem é a Flor?
Quem é essa pessoa?
Quem é essa profissional?

Gratidão pelo momento vivido.
Gratidão pela serenidade.
Gratidão pelo jardim e por todas as estações.
Gratidão pelo reconhecimento profissional.

Hoje quero fazer uma postagem especial sobre sobre mim.

Demorei a descobrir e aceitar quem eu era.
Hoje consigo ver meus defeitos e, principalmente, minhas qualidades...
Sou leoa com os que estão ao meu redor. Meu instinto protetor é muito forte!
Sou justa e dedicada.
Sou brava!
Sou frágil e sensível, mas descobri uma força que nunca imaginei existir dentro de mim!

Sempre tive tendência a cultivar uma baixa auto-estima, mas aprendi a trabalhar isso em mim e hoje consigo não mais me sabotar.

Como menciono no meu perfil, tenho muito orgulho de minha profissão.
Sou professora efetiva da rede pública estadual desde 2000, leciono para o Ensino Médio e tenho verdadeira paixão pelos meus eternos meninos.

Há dois anos fui convidada a compor o quadro técnico da Secretaria de Estado da Educação.
A equipe estava sendo formada. Ao todo somos em 18 pessoas, sendo que 12 são professores das disciplinas do ensino médio. Um professor referência para cada disciplina.

Ou seja: EU seria a professora referência no estado responsável por minha disciplina, no caso, Química.
Senti muito medo da dimensão da minha responsabilidade!

Na época, o sentimento da baixa auto-estima ainda me dominava, e quando me ligaram meu primeiro pensamento foi:
"Mas por que eu? Tem tanta gente melhor que eu no estado! Será que vou dar conta?"

Estou dando conta sim!
Realização e gratidão...

Lembro-me que quando eu dava a notícia aos meninos, eu dizia:
"Amores, a única coisa que eu sei fazer muito bem na vida é dar aulas, então eu preciso ir, para aprender a fazer algo diferente."

Hoje, além das ações referentes à minha disciplina, como eu trabalhava a temática das drogas com meus alunos e tinha algum conhecimento científico à respeito, fui inserida no Comitê de Prevenção às Drogas na Educação.

Por meio do Comitê, em 2013 tivemos muitas ações importantes envolvendo os professores de todo o estado.
Foi um trabalho árduo e cansativo, mas valeu a pena, e estamos dando continuidade durante esse ano.

Uma dessas ações é o meu maior orgulho.
Sou responsável por um site que disponibiliza materiais didáticos aos professores que desejarem trabalhar a temática das drogas com os alunos.
Eu pesquiso e publico os conteúdos.
Ano passado viajei pelas onze regionais do estado apresentando esse trabalho, e fui muito bem recebida e elogiada. Dei algumas entrevistas pela Secretaria de Educação, enfim...

Até então, a sala de aula era o único lugar em que eu me sentia a vontade para falar de qualquer coisa. Só de pensar numa apresentação em público, eu quase morria de ansiedade.
Superei meu trauma de falar público! (risos)


O site chama-se De Cara Pra Vida e foi lançado no dia 26 de junho de 2013, Dia Internacional de Luta contra às Drogas, e após um ano no ar, já estamos com quase 120 mil acessos.

Essa é sua carinha hoje.

Em 2014 sentimos a necessidade de atualizar para uma versão mais moderna, que nos oferecesse mais recursos, e lançamos um concurso para os alunos e professores da rede estadual trabalharem a temática na sala de aula. O concurso visava a criação de um banner, um slogan e um vídeo com foco na vida. Os trabalhos vencedores serão divulgados no site.
A versão atual, ainda em construção, ficará mais ou menos assim:


A premiação do concurso acontecerá amanhã, quarta-feira, dia 22 de outubro.
Estou muito ansiosa e feliz!
Teremos uma linda e requintada cerimônia de premiação, com tudo que nossos meninos e professores merecem!
Orgulho!

Estou numa fase de plena realização profissional. Trabalhando muito e vendo resultados significativos em todas as ações.
Tem dias que acho que vou pirar e não vou dar conta, mas até nisso o programa está me ajudando. Respiro fundo, conto até 1.245.784.522.243.652.780 num intervalo de 15 segundos e sigo em frente!

Às vezes sinto muita saudade da sala de aula, daquela loucura, dos meninos gritando e fazendo molecagens...
Adoro!
Sempre me realizei na escola. Não há rotina!

Eu tinha uma relação de muita cumplicidade e dedicação com meus alunos. E ainda mantenho contato com eles pelo facebook.
O amor e carinho que recebia, e ainda recebo, deles é impar!
No dia dos professores, 15 de outubro, recebi inúmeros recados e mensagens lindas, mesmo estando afastada da escola há dois anos. Ao final do dia eu até chorei de emoção e agradeci.

Lembro-me de quando anunciei que sairia da escola e foi uma dor tão grande em mim que achei até que iria sufocar!
Na minha última semana recebi 5 festas de despedida com homenagens carinhosas e presentes.

Como não amar?

A mídia sempre diz que ser professor nos dias de hoje é muito difícil, tendo em vista a desvalorização da profissão. E estão corretos, infelizmente...
Mas, mesmo com todos os empecilhos, não me arrependo por um segundo sequer e não me vejo em outra área.

Minha escola está localizada em um dos pontos de tráfico mais fortes da cidade, mas nunca senti medo de andar pelo bairro, nunca precisei medir palavras, nunca olhei para eles com recriminação ou desrespeito. Meus alunos eram meus cúmplices, por isso eles confiavam em mim.
Saudades enormes...

Sair da sala de aula doeu, mas foi necessário. Precisava contribuir com os outros de minha área e aprender o caminho da administração na educação.

A vida é assim.
Se uma flor cumpre seu ciclo e morre, precisamos cultivar outras flores e reflorir o jardim.

Estou profissionalmente e pessoalmente realizada.
E é isso...
Essa é a Flor...

Tudo isso graças a um Poder Superior a mim (e a você) que mevconduziu aos caminhos da serenidade e da paz.


PS: torçam por mim, para que tudo dê certo amanhã!

Beijos no coração!









Nenhum comentário:

Postar um comentário