quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como não amar?

O que é ser professora da rede pública nos dias de hoje?

Vivemos em um mundo onde os valores estão completamente invertidos.
O que se vê na TV sobre a educação são notícias catastróficas: professores mal remunerados com salários vergonhosos, escolas precárias, alunos sem limites, violência, crianças semi-analfabetas sendo aprovadas, tráfico na escola, professores agredidos, falta de transporte escolar e de merenda, prédios caindo etc...

Dói ver isso!
Todo mundo adora dizer que a apenas "a educação pode mudar o mundo", mas o que nossos governantes estão fazendo, efetivamente falando, para melhorar esse quadro?

Eu tenho uma opinião bem formada a respeito disso (opinião bem pessoal, saliento).
Não é, e nunca será, interesse de nenhum governante, proporcionar uma educação digna e de qualidade, pois a educação realmente transforma e cria sujeitos críticos e questionadores.
Será que os governantes querem sujeitos questionadores na sociedade????

Mas, por outro lado, vemos uma enorme vontade de fazer diferente dentro do coração daqueles que ainda acreditam em um mundo melhor.
Professores lutando para proporcionar algo melhor para seus "meninos" e alunos que desejam muito uma vida melhor, que sonham, que se encantam.

Apesar de todas as dificuldades da profissão, sou completamente apaixonada por uma sala de aula, pelo clima de uma escola, pelos alunos.
Há vida em uma escola, há amor...

As escolas públicas de todo o país são muito diversificadas.
Temos boas escolas e temos escolas cujo caos reina.

Eu trabalhei por doze anos na sala de aula. Encontro alunos por qualquer lugar que eu vá aqui na minha cidade: lanchonetes, lojas, supermercados, postos de gasolina, hospitais...
Sem chance de me esconder (risos)...
SEMPRE sou recebida com um abraço bem apertado e a frase:
"Que saudade, fessora..."

Já passei por situações, no mínimo, hilárias nesses encontros com meus alunos.
Certa vez eu seguia de carro por uma rua e o caminhão de lixo estava na minha frente. Era uma rua estreita e não tinha como sair de trás.
Um dos garis era meu aluno. A cada lixeira que ele recolhia, em seguida ele corria para a janela do meu carro, me mandava um beijo e dizia que queria me abraçar. E enquanto o caminhão andava ele gritava:
"Te amo, fessora!!!!"

Eles demonstram seu amor como podem: ganho duchas em postos de gasolina, descontos nas lojas, lanches, água de coco, montagem de armário, e tudo mais que você imaginar.
Bonitinho demais!

Como não amar ser professora???
Impossível...

Mas por que estou falando sobre isso aqui no blog?

Simples...
Minha escola é na periferia, em um bairro violento com ponto forte de tráfico, mas mesmo assim, nunca tivemos sérios problemas lá dentro.
Apesar de não estar mais lecionando, digo "minha escola", porque é lá que sou efetiva e é para lá que eu voltarei, se um dia assim decidir.
Dei aula para famílias inteiras...

Muitos de nossos alunos eram envolvidos de alguma forma com o tráfico, mas o índice de usuários problemáticos dentro da escola nunca foi um problema para nós.
Nossos meninos eram filhos, parentes, namoradas dos traficantes, e por aí vai...

Como já mencionei, eu tinha uma abordagem sobre a temática com eles.
Nunca falei de forma moralista e sim de maneira instrutiva. Minha disciplina favorece isso!
Eles faziam seminários destacando os efeitos, os princípios ativos, essas coisas.
Discutíamos desde o álcool até o crack, passando pelos medicamentos e anabolizantes.
Era sempre muito bom...

Por isso fui incluída no Comitê de Prevenção da Secretaria.

E ontem foi a premiação do Concurso que realizamos.


A emoção e o amor estão dentro de mim...
Feliz demais...
Foi lindo, impecável...
100% dos convidados estavam presentes.
O Secretário de Educação estava visivelmente emocionado.
Alunos acompanhados de seus professores orientadores e de seus pais.
Diretores das escolas, Superintendentes de Educação, enfim...

Tem muita gente boa por aí, muito professor dedicado e envolvido, apesar de tudo, que luta para incentivar seus alunos e que os ama. Que não se importa com as dificuldades da profissão e, simplesmente, faz...

Impossível não amar...
Impossível não se emocionar...

É por isso que não canso de dizer: Muito orgulho de ser "fessora".

Muito orgulho dos meus eternos alunos!

Como não amar?
Responda-me se for capaz...

Paz e serenidade para o restinho da semana de cada um de vocês!


3 comentários:

  1. Falou tudo Flor!
    Sou professora também, e simplesmente me encontrei nessa profissão AMO MUITO! É uma missão que Deus me confiou e a cada novo desafio eu entendo que esse é o meu lugar!
    Bjs querida
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei querida, saudades...
      Então quer dizer que temos mais em comum que imaginamos, não é mesmo?
      Serenidade e paz pra gente!
      beijos...

      Excluir
  2. Rsrsr pois é, pensei a mesma coisa quando li a postagem rsrs!!
    Serenidade e paaaaz, muita paz pra gente!!! Estamos juntas!!
    Bjos
    Cris

    ResponderExcluir