domingo, 26 de outubro de 2014

Caçador de mim

Que o perfume das flores da primavera cruze os seus caminhos a partir de agora...
Paz e serenidade...

Na última postagem eu mencionei sobre minha paixão e emoção de ser professora da rede pública no Brasil e trouxe para vocês os trabalhos premiados no concurso que realizamos, além da apresentação de um vídeo de um coral composto por alunos da rede pública.

Dentre várias canções, eles cantaram "Caçador de mim", de Milton Nascimento.

Essa música sempre me levou a uma boa reflexão.

Caçadora de mim mesma.
Durante grande parte de minha vida eu não sabia quem eu era. Em alguns momentos por nem imaginar que eu existia e em outros, depois que eu descobri que eu existia, por não querer mesmo saber.
Negação...

Mas, de uns tempos pra cá, achei que era a hora de iniciar essa caçada por mim mesma.



CAÇADOR DE MIM (Milton Nascimento)

Por tanto amor

Por tanta emoção
A vida me fez assim

Sempre fui passional, movida por emoções e nem um pouco racional. Deixava-em levar por impulsos que, muitas vezes me levavam a cometer erros insanos.
Ainda sou passional, entretanto, hoje aprendi a dominar alguns de meus impulsos, a me conter. Hoje a busca pela serenidade me acompanha. 
Esse aprendizado se fortaleceu após o convívio com a adicção ativa e cresceu após eu me entregar aos cuidados do meu Poder Superior.

Doce ou atroz

Manso ou feroz
Eu, caçador de mim

Sou mansa e sou feroz, dependendo daquilo que a situação me pede. Para defender meus princípios, aos que amo ou aquilo que acredito, sou uma verdadeira leoa. Mas não tenho o mesmo rigor para defender a mim mesma. Isso é ruim, pois acabo me permitindo ser magoada.

Preso a canções

Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim

Gosto de traçar um paralelo entre minha vida e às canções.
"Entregue as paixões que nunca tiveram fim"... Acho que não preciso falar muito sobre a paixão que não teve fim.
Ela teve início aos 23 anos, em 1999, transformou-se em um amor sólido, e está aqui até hoje, firme e forte. Mas não quero falar disso hoje...

Vou me encontrar

Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim

Às vezes precisamos silenciar o coração para conseguirmos nos encontrar e ouvir a voz de Deus. Aprendi que a gente se encontra quando a gente se permite olhar para dentro de nós e aceita nossos defeitos, nossas limitações, nossos medos.
É uma busca difícil, longa e dolorida. Mas vale a pena... Não quero abrir mão dessa caçada.

Nada a temer senão o correr da luta

Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Algumas poucas vezes o medo ainda vem me encontrar. Quando estou atenta eu mando ele embora, quando estou fraca ele me assombra. Mas as ferramentas que conquistei em minha recuperação me ajudam a não deixá-lo me atormentar por muito tempo.
Oro para que minha serenidade retorne e assim acontece.
Deixar-me dominar pelo medo nunca fez com que as coisas se resolvessem, então, melhor esquecer que ele existe.
A busca contínua pela recuperação tornou-me ainda mais forte e sábia para reconhecer as armadilhas, que muitas vezes são criadas por mim mesma.
Só por hoje eu não me saboto tanto.

Longe se vai

Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim

Quero continuar "sonhando demais", mas hoje meus sonhos são atingíveis. Eu sei aonde quero chegar, mas não sei aonde chegarei. Eu sei o Deus espera de mim.
Só por hoje eu conheço os planos Dele, mas sei também que o "amanhã" não me pertence, e que "amanhã" tais planos podem mudar.
Ainda não sei por completo tudo sobre mim, mas já sei muita coisa, e por isso quero continuar a caçada por mim mesma, porque me descobrir tem sido um bom exercício.

Essa é minha tradução para a linda canção de Milton Nascimento.


Ainda tenho muito o que crescer, sempre falo isso. A caçada está longe de terminar!
Às vezes ainda erro bastante, me atropelo, deixo a ansiedade tomar conta de mim.
Às vezes volto a esquecer que EU sou a pessoa mais importante da MINHA vida e isso me faz sair do eixo e abrir mão da serenidade.

Mas algumas coisas eu sei, com muita certeza:
- sei que estou em paz e quero continuar nela, 
- sei que quero me manter em recuperação,
- sei que o medo é ausência de fé,
- sei que Deus está comigo e está no comando,
- sei que tenho um Programa,
- sei que sinto saudade (e tenho esse direito!),
sei que a ansiedade às vezes vem, é inevitável,
- sei que ela (ansiedade) sempre me atrapalhou, o que significa que ele é uma inimiga,
- sei que Deus envia anjos para cuidarem de mim o tempo todo,
- sei que se eu permaneço em Deus, mal não me atinge...
- sei de muitas outras coisas...

Mas sei, principalmente, que tenho apenas o dia de hoje para viver e se ele não foi tão bom, Deus está preparando o "amanhã" para me presentar com uma nova oportunidade.
E que devo seguir em frente, em busca de mim mesma, em busca de meu caminho.



Só por hoje, funciona!



2 comentários:

  1. SPH funciona mesmo! Boa semana... obg por compartilhar! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida...
      Obrigada você, pelas visitas...
      Sim, SPH funciona.
      Às vezes a gente tropeça, erra, cai, chora, sente medo...
      Mas o que importa é que, quando isso acontece, temos essa consciência de que as próximas 24h virão como uma nova oportunidade...

      Excluir