quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O que você quer para a sua vida?

Paz, serenidade, aceitação e confiança no amor misericordioso de um Poder Superior a nós mesmas.
E assim que escrevo a poesia de minha vida.
Sim, minha vida tornou-se uma poesia que perpassa por todas as estações do ano.

3º Passo:
Decidimos entregar nossa vontade e a nossa vida aos cuidados de Deus, como nós o concebíamos.





Só por hoje. Apenas por 24 horas.
Quando 24 horas me parece muito tempo, eu paro, respiro, e ouço o que Deus tem a me dizer. E Ele diz sempre a mesmíssima coisa:
"Calma, confie em mim. Farei o melhor para você. Tudo que é seu chegará em suas mãos!"

E então eu faço o que Ele me pede e aplico os lemas em minha vida...
O controle está nas mãos Dele, e eu isso me conforta, isso me ajuda a não temer nada e nem a ninguém.

A minha fé me conduziu a minha recuperação. 
E minha recuperação é muito importante para mim, pois será por meio dela que colherei as flores que estou plantando e regando diariamente.
Sei que ainda tenho muito que aprender, que minha jornada está apenas no início, a caminhada é longa.
Se eu sair do eixo e tirar o foco de mim mesma, volto a estaca zero.
Volto a ver o outono com um olhar errôneo.
Não quero isso. Hoje vejo toda a beleza que o outono trouxe à minha vida.

 "Mantenha sua fé em todas as coisas belas: no sol mesmo quando ele estiver escondido, na primavera mesmo quando ela tiver terminado." (Roy Gilson)


Quando olho pra trás, no início da nossa história, recordo-me de algumas situações bem pontuais:

- Lembro-me de uma época em que eu nunca imaginava que um dia ficaríamos juntos e eu pensava nele durante minhas orações, sem motivos, apenas me vinha a imagem dele naquele momento...
E então eu simplesmente intercedia por ele. Isso aconteceu de 1999, quando nos conhecemos, até 2010, quando ele me procurou.

- Lembro-me de quando eu fui visitá-lo na comunidade terapêutica, em Ipatinga. Do sorriso dele ao me ver chegando. Ele não sabia que eu iria e faziam cerca de 5 anos que não conversávamos. E quando eu fui embora eu senti as borboletas em meu estômago, e então pensei: "O que o Senhor quer de mim, meu Deus?"

- Lembro-me da minha falta de serenidade para rezar por ele na época em que ele estava na ativa, entre 2011 e 2012. Desesperadamente descontrolada (risos).

Mas tem uma coisa que eu me recordo que foi muito marcante para mim.
- Lembro-me de uma fala de minha psicóloga na época em que assumimos a relação (ele estava internado):
"Os dependentes químicos são muito envolventes, sedutores e inteligentes. Fique atenta!"

É impressionante como ela estava certa! (risos!)

Meses depois ela repetiu essa fala e eu respondi chorando:
"Já descobri isso!" (mais risos!)

Viver ao lado de um dependente químico é algo muito delicado, por isso, precisamos refletir verdadeiramente os motivos que nos levam a manter uma relação turbulenta como essa.
E, para piorar, se o adicto estiver em uso, será uma relação repleta das noites frias e escuras do inverno.
Como eu disse no último post, eu me questionei inúmeras vezes qual era o meu sentimento real por ele.

No meu caso, desde o começo eu sei exatamente os motivos que me levaram a permanecer ao lado dele, e o que me deu a certeza de que ele é o homem da minha vida: Deus SEMPRE deu um jeito de nos unir, independente de estarmos longe um do outro, independente dos anos que se passaram.
Além de diversas situações em que tive encontros intensos com Deus, e Ele me pedia para permanecer ao lado dele.

Talvez por isso minha intuição com o que acontece com ele é de uma força impressionante. No início eu até me assustava. Gostaria que isso não acontecesse, mas é algo que não tenho controle. É como se um anjo soprasse ao meu ouvido:
"Ele precisa de você agora. Ele precisa ouvir sua voz."

Não falha nunca! Mesmo agora, separados há quaro meses.

Outro dia ele me falou: "Você sempre sabe tudo sobre mim!"

Não sei até que ponto é bom eu saber TUDO sobre ele, mas, sou impotente quanto a isso e aceito! Como eu aprendi a ver graça de Deus em absolutamente tudo que me acontece, eu acabei sendo capacitada por Ele para viver essa história. Sem Deus, eu não conseguiria!

"Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos!".

Entretanto, nem sempre essa é a vontade de Deus para nós.
Algumas vezes ESCOLHEMOS viver relacionamentos dados ao fracasso, histórias que não darão certo, cheias de mentiras, de ciúmes, de violências físicas e verbais, de erros, de insanidades, de negação, de auto-anulação. Muitas vezes sabemos que nosso companheiro não nos ama, que está conosco apenas por comodismo, por interesse, para tapar um buraco, qualquer coisa.
Sabemos que ele nos trai, nos engana, nos seduz, nos envolve com suas manipulações, nos menospreza, humilha, mas ao mesmo tempo, nos dá carinho e faz a gente pensar que é somente uma fase ruim, que tudo vai passar...
Muitas vezes tudo isso acontece de uma vez só!
Tudo está diante de nossos olhos, mas a gente se recusa a ver.

Recentemente descobri que uma amiga, cujo noivo NÃO é dependente químico, está numa relação assim. E ela tem se perguntado se "vale a pena". Espero que ela chegue a uma resposta com sabedoria e serenidade.

Penso que todo mundo já passou por isso, seja com um adicto ou seja com outro qualquer!
Meu relacionamento anterior era assim. Ele não era adicto, mas tinha um poder de manipulação absurdo comigo.
Foi muito difícil superar, e sinceramente, até hoje não sei se eu o perdoei.
Mas Deus cuidou tão bem de mim, que nunca mais o vi.

Um relacionamento com um adicto também pode ser assim, principalmente se ele estiver com comportamento recaído, em fase de uso ou na ativa.
Quando meu DQ estava na ativa, vivemos essas fases de insanidade. Passei, novamente, por todas essas situações de manipulação, traição e mentiras.
Mas, a força que nos unia era sagrada demais para permanecermos assim.
E aos poucos aprendi a ouvir a voz de Deus e a identificar os sinais e ele aprendeu que podia confiar em mim.
E ele sabe disso até hoje.

Então é extremamente importante nos perguntarmos o que queremos para nossa vida, se não estamos nos anulando ou jogando nossas vidas ao sofrimento, para depois não cometermos o equívoco de fazer aquela perguntinha chave:

"Por que, meu Deus, o Senhor fez isso comigo? Por que permitiu que eu sofresse tanto?"

É preciso lembrar sempre que nós somos os únicos responsáveis pelos frutos colhidos a partir do que plantamos.

Eu não me anulava mais há tempos...
Minha fé e minha confiança em Deus permitiram que Ele agisse sobre nós.

O amor de Deus é tão puro e verdadeiro que Ele nos deixa livres. Ele nos mostra o caminho, mas não nos força a nada. Ele NUNCA quer o nosso sofrimento, mas respeita nossas escolhas.

"Deus não pode fazer o seu trabalho se você estiver no caminho Dele." (Alateen)

Demorei a entender isso. E hoje aprendi a maravilha de deixar o controle nas mãos Dele, e vejo como isso é mágico.

Hoje compreendo cada letrinha da oração da Serenidade.
Na nosso livro azul, CEFE, temos um detalhamento dela, sugiro que você vá até a página 186 e leia, é linda e profunda! 



Reflexão para hoje: Agora sei que se estou com raiva, sou eu mesma quem está permitindo que isso aconteça. Se ao contrário, me sinto serena é porque me permito ter serenidade.
"Com a ajuda do meu Poder Superior aceitarei com coragem, dignidade e bom humor aquilo que não posso mudar." (Um dia de cada vez - Al-Anon) (CEFE, p. 186)

24 horas de serenidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário