sábado, 13 de outubro de 2012

Só por hoje, aprenda!


"Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro..."


Eu gostaria de ter escrito antes, mas fiquei sem inspiração por uns dias.


Sim, eu sabia que seria difícil...
Não só por sua adicção, onde preciso permanecer sempre na vigília, oração e entrega à Deus; mas também pelo convívio a dois.
Nossa... E esse segundo ponto está sendo, definitivamente, o mais complicado.

Conversei com algumas amigas que já são casadas, e há uma unanimidade na fala de que o início da vida a dois é mesmo tenso.
As mulheres sempre querendo organizar tudo, e os homens os eternos bagunceiros! (Existem algumas exceções, claro!).

Tivemos várias discussões bobas desde que viemos para a nossa casa, mas na última quinta-feira a briga foi feia. Acho que nunca brigamos dessa forma, nem mesmo na sua época da ativa. Foi horrível e chegamos a dormir separados.
Mais uma vez ele usou de palavras duras e covardes que me feriram.
Arrependeu-se depois e desculpou-se...
Mas já era tarde... As palavras já haviam sido ditas e elas doeram muito.
Não consegui dormir... E no dia seguinte amanheci com o rosto inchado, o corpo todo travado e a cabeça estourando. Preparei café da manhã para ele e mal nos despedimos quando ele saiu para trabalhar.

Ele acha que uma vez que conversamos e nos desculpamos, não há mais problemas, que eu não tenho mais que ficar triste, que ele falou pois estava com raiva, mas não era o que sentia de verdade.
Segundo ele, se eu permaneço magoada, é porque fico remoendo as coisas dentro de mim.
E isso não é verdade. Sempre tive uma facilidade enorme de superar as dores.

Ele não consegue compreender que não tem o direito de ser cruel, de dizer o que quer na hora da raiva pois depois irá se desculpar!!
E é isso que me corrói! As coisas não podem funcionar assim!

Há um velho ditado que diz:
"Há três coisas na vida que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."

FATO!!!
Mas apesar das brigas, ainda tenho muito que agradecer, pois o fantasma de uma recaída não tem surgido diante de mim.

Naquela noite ouvi ele conversando com um amigo por telefone, e ele disse que havia brigado feio comigo, mas que nada o abalaria, nada o faria correr para as drogas como fuga!
E depois, quando já havíamos resolvido as coisas, ele chegou a comentar isso comigo também.

"Se fosse antes do tratamento, com certeza eu iria fugir, me anestesiar, mas agora é diferente..."


Ele ainda tem muito que aprender no que diz respeito a relacionamentos, e eu também, claro! Afinal, nunca fui casada... Eu sei que também estou errando muito... Sei que muitas vezes preciso ser mais paciente, e também tenho que controlar meu tom de voz e minhas falas.
Mas estou certa de que vamos conseguir juntos superar essa fase difícil, já superamos coisas bem piores.

"Quando admitimos que nossas vidas se tornaram incontroláveis, não temos que discutir o nosso ponto de vista. (...) Já não temos que estar sempre com a razão."
(Reflexão diária do dia 12 de outubro do livro 'Só por hoje' - dia seguinte da briga)


Já estamos bem! Graças a Deus!


Meu amor está de plantão esse fim de semana. Iniciou hoje, as 14h, e só voltará para casa amanhã a noite (mais uma noite sozinha!). A clínica fica bem pertinho de nossa casa, e eu levo comidinhas e lanchinhos para ele ao longo do dia.

Ele está muito feliz com o retorno ao trabalho, parece criança com brinquedo novo!
Ele é um ótimo e habilidoso profissional. E para melhorar, sem as drogas, ele está trabalhando com mais zelo e amor.

"Antes eu olhava para um cachorro e o via apenas como um cifrão, hoje eu olho e vejo nele uma vidinha que o dono confiou a mim."

"Não existem palavras para descrever o sentimento de consciência espiritual que recebemos quando damos algo, por menor que seja, a outra pessoa"
(Reflexão diária do dia 13 de outubro do livro 'Só por hoje')


Ele está radiante pois apesar de tudo que ele fez de errado, percebeu que as portas permanecem abertas. Não sentiu-se julgado ou visto como um derrotado. (Obrigada mais uma vez, meu Deus!)

Mais cedo ele me ligou e fez uma pergunta surpreendente:
"Amor, você sabe me dizer por que Deus me ama tanto?"
Um sorriso abriu-se no meu rosto!

E quando almoçávamos ele falou:
"As vezes penso se todas essas coisas boas não são armadilhas do inimigo para me pegar..."

Respondi com a voz calma, tentando ser o mais clara possível:
"Meu bem, quando eu percebi que você começou a dar sinais de recuperação, foi a fase em que eu senti mais medo. Eu me perguntava exatamente isso que você está se perguntando agora. Mas daí, eu lembrei que quem comanda minha vida é Deus, eu nunca dei muita trela para o inimigo, talvez por isso eu não tenha me deparado com muitas armadilhas dele. Se eu acreditasse que era uma armadilha eu estaria duvidando do amor que Deus tem por mim."

"Mas eu fiz tanta coisa errada na vida..."

"Mas Deus é assim, Ele prefere os piores... (rsrsrs)"


Deus é mesmo cheio de amor e de misericórdia.
Estamos unidos pela vontade divina, e hoje compreendo a profundidade das palavras ditas durante a cerimônia de casamento:

...Te prometo ser fiel na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, por todos os dias de nossas vidas...

E assim será!

Padre Zeca possui uma canção que traduz meus sentimentos no dia de hoje:
"Eu queria poder dizer em palavras o que sinto agora;
Eu queria poder dizer para todos que o Senhor;
É meu amigo mais querido, minha história de amor;
E quando ouço a Sua Voz;
Me chamando pelo nome;
Eu sinto uma saudade;
Uma vontade de Viver..."


Uma dica para as companheiras de adictos que possuem o livro 'Só por hoje' em casa:
Façam a leitura diária junto com ele. O livro é fantástico e proporciona um crescimento incrível!

Um excelente final de semana a todos, cheio de paz!
Só por hoje desejo que aprenda a ser muito feliz!


2 comentários:

  1. Bom dia querida!
    O inicio da vida a dois é complicado mesmo....na minha primeira semana em casa com meu marido, eu levantei de madrugada sentei-me no sofá e falei: "Deus volta a fita, quero minha vida de volta" rsrs, tudo muda, deixamos de ser "eu" para sermos "nós", mas isso passa viu, com o tempo vcs dois vão se adaptando e se encaixando na rotina um do outro.
    Que bom que ele está conciente que nada é motivo pra ele recorrer as drogas, sinal que ele está muito bem!

    Um otimo domingo pra ti! bjs

    ResponderExcluir
  2. Passando para lhe desejar uma semana de muita paz e aprendizados matrimoniais....rs ;) Grande abraço a vcs muita paz e luz!

    ResponderExcluir