quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Orgulho e Preconceito


Falar de orgulho e preconceito pode ser complicado, pois há significados diferentes para ambas as palavras. A palavra 'orgulho', por exemplo, tem um sentido duplo, ou seja, dependendo do contexto, pode ter um sentido bom ou ruim.

Pelo dicionário, temos as seguintes definições:

ORGULHO
Conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo; altivez, brio. 2 Amor-próprio exagerado. 3 Empáfia, bazófia, soberba. 4 Ufania. 5 Aquilo de que alguém pode orgulhar-se: O bom filho é o orgulho de seus pais.



PRECONCEITO

Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol. Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.



Meu amor já foi muito orgulhoso, no sentido mais arrogante que a palavra pode ter. Dono de si e de suas vontades, rei de sua vida, achando-se o centro do mundo. Hoje, o orgulho não é o adjetivo que mais o qualifica. Outros estão surgindo...

Quanto a mim, estou sentindo muito orgulho do meu amor. Porém, é um orgulho que cheguei a pensar que jamais sentiria. Um orgulho que chega a ser sagrado.

E por isso, gostaria de poder gritar aos quatro cantos que meu amor é um dependente químico e que, apesar de toda a dor que passei até ele se entregar ao programa de recuperação, conseguimos juntos superar as dificuldades, e que existe vida após as drogas!!
A mim não incomoda que as pessoas saibam. A mim não afetaria em nada...
Mas infelizmente o mundo não funciona assim. E é aí que entra a palavrinha PRECONCEITO...
Uma palavra feia, que transmite sensações ruins e que pode ser muito cruel.
Meu amor também parece não se importar tanto em relação a opinião dos outros (não estou muito certa quanto a isso!), mas ao abrir esse tipo de situação ao 'mundo que nos rodeia', podemos colher frutos ruins.

Lembro-me do que ele disse uma vez, quando estava completamente na ativa:
"As vezes fico pensando que se as pessoas soubessem desse meu problema, de tudo que eu faço pela droga, se elas confiariam em mim para cuidar de seus bichos."

Provavelmente não... Ou confiariam desconfiando...

E quem sou eu para julgar esse sentimento das pessoas?
Não tenho esse direito, nunca terei.
Talvez após algum bom tempo limpo possamos superar essa barreira, mas por enquanto ainda é cedo.


Na última segunda-feira, aproveitamos que estávamos de folga no trabalho e fomos às compras. Compramos muitas roupas e apetrechos novos para meu bem (ultimamente ele só comprava roupas de baixa qualidade, e além disso, desfez-se de muitas coisas para sustentar o vício). Ele estava tão feliz! E eu  também fiquei muito feliz por ele. Estava orgulhoso de si mesmo, mas dessa vez o orgulho era diferente...
Parecia uma criança com presentes novos que ganhou no Natal!
Comentou comigo, que o proprietário do hospital sempre reclamava com ele por estar mal arrumado. E no dia seguinte, saiu lindo e cheiroso para o trabalho, como eu nunca o havia visto.
Cabelo cortado, barba feita, camisa e sapato social. Ele irradiava alegria.

"É tão bom poder comprar as coisas e se vestir  bem... Antes eu não ligava para isso..."

Ele está dando passos e sinais favoráveis em sua recuperação, e isso me deixa confortável, porém, apesar de não ter perdido o foco de seu tratamento, anda meio ausente das reuniões (isso me incomoda, mas ele sabe melhor que eu o que deve fazer).

Os anjos que nos rodeiam parecem estar conspirando a nosso favor.
Somos muito abençoados. E a cada dia percebo a imensidão do amor de Deus por mim, por ele, e por cada um que se permite ser amado.

Ontem, quando cheguei em casa do trabalho, eu pulei em cima dele, abracei-o e falei em seu ouvido:
"Eu agradeço a Deus pelas vezes que pedi a Ele que cuidasse de você naquela época."

Também agradeço por ter me dado fé e coragem para seguir em frente e acreditar que a transformação aconteceria mesmo quando tudo conspirava para que eu desistisse...

Jesus cuidou de mim e me disse apenas para ter calma e dar tempo ao tempo...
Não dependia mais de mim, na verdade, nunca dependeu de mim...

Padre Fábio de Melo poetisa ainda mais suas canções introduzindo belas falas no início dos versos...
Em uma delas, ele fala do tempo... Sobre sua relação com o tempo...

Ele diz que o tempo é uma força que nos envelhece, que nos entristece e nos mata, que nos leva embora e nos distancia...
E que muitas vezes devemos experimentar a ausência do tempo, isto é, viver momentos em que temos que nos dar ao direito de ser inúteis para alguém, ou seja, quando não temos o que fazer por esse alguém.
Não fazemos o que deveríamos ter feito, contudo, estávamos ali.

Precisamos ter a oportunidade de criar essa brecha no tempo, e assim conseguiremos aliviar a nossa vida, a nossa existência a partir do amor que a gente ama.
Quer fazer esquecer o tempo? ...Ame...

O tempo é o sacerdote das razões humanas.
E o amor pode conceber qualquer forma de inutilidade... Não há problemas...
O importante é o que nós significamos um para o outro...
Isso é amar!


Quando meu amor estava internado, nada mais me restava fazer. Inutilizei-me durante aquele período, mas ao mesmo tempo permaneci ali, ao lado dele... Através de ligações telefônicas, visitas e terapias em conjunto... E sei o quanto isso foi importante para sua (e para nossa) recuperação. Para recomeçarmos...

Aprenda a escutar a voz do tempo...
Aprenda a respeitar o tempo...
Tudo pode ser curado e transformado pelo tempo...

O tempo, em sua sabedoria, me fez sentir orgulho de meu amor...
O tempo, em seu momento certo, nos fará encarar qualquer tipo de preconceito que possamos enfrentar...

Tempo... Sacerdote das razões humanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário