terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mais dor e cinzas...

A Primavera chegou, e é de se esperar que junto com ela venham as lindas flores que o Outono preparou.

Mas infelizmente nem sempre acontece assim. O clima, muitas vezes surpreende a gente, e ao invés  de flores, recebemos a chuva e o frio inesperado...
Eu costumo olhar pela janela todos os dias pela manhã, assim que me levanto, para que eu possa vestir uma roupa adequada ao tempo, mas às vezes não funciona, pode acontecer de dar errado. Tenho a sensação de que será um lindo e agradável dia, mas  sou surpreendida com uma chuva inesperada ou um calor excessivo.

A vida da gente também é assim... Nem sempre as coisas saem como sonhamos ou planejamos, principalmente quando falamos em dependência química.


Por que eles usam drogas?
- Eles iniciam o uso por curiosidade...
- Eles iniciam o uso pois desejam aceitação social...
- Eles iniciam o uso para fazer parte de um grupo...
- Eles iniciam o uso na tentativa de vencer a timidez...

E por que usam mais?
- Eles continuam por acharem que precisam dela para ter diversão...
- Eles continuam por se sentirem aceitos e importantes...
- Eles continuam pois acham que param a qualquer hora...
- Eles continuam quando percebem que esquecem de todos os problemas...
- Eles continuam porque o prazer proporcionado pela droga é imenso...
(A cocaína oferece duas vezes mais prazer que o sexo, e o crack oferece um prazer nove vezes maior!)

Mas por que eles usam se está comprovado que faz mal???? 
- Eles usam porque querem fugir da realidade...
- Eles usam porque possuem dificuldade de aceitação...
- Eles usam porque não sabem lidar com problemas...
- Eles usam porque querem 'agredir' emocionalmente alguém...

E por que eles não param mesmo quando percebem que tudo está dando errado?
- Eles não param pois desenvolvem uma doença chamada adicção...
- Eles não param, simplesmente poque não aceitam que não tem controle sobre ela...
- Eles não param pois não tem mais controle sobre si mesmo...
- Eles não param pois o prazer proporcionado é enorme (isso eu já disse!)
- Eles não param pois caem no auto-engano de que podem usar 'só mais uma vez!'...
- Eles não param pois descobrem que não podem mais ser os donos de si mesmo...
- Eles não param pois sabem que terão que mudar de vida e abrir mão de velhos hábitos. E isso é muito difícil...
- Eles não param pois fugir da realidade é o caminho mais simples...
- Eles não param pois terão que olhar-se no espelho para descobrir quem verdadeiramente são...

E quando eles conseguem parar?
- Eles conseguem parar quando aceitam a verdade sobre sua impotência...
- Eles conseguem parar quando o sofrimento causado pelo uso supera o prazer (sim, eles sofrem!)...
- Eles conseguem parar quando olham em que estão transformando sua vida...
- Eles conseguem parar quando chegam a um fundo de poço muito fundo de poço...
- Eles conseguem parar quando percebem as perdas emocionais e financeiras que tiveram devido ao uso das drogas...
- Eles conseguem parar quando se dão conta das insanidades que estão cometendo para sustentar o vício...
- Eles conseguem parar quando não há mais o que perder além da vida...
(Dor...)



É muito triste...
E não há absolutamente nada que alguém possa fazer pelo adicto, além de interceder à Deus por ele.
Praticar a recuperação diária para manter-se limpo é uma escolha dele! Somente dele...
Depende de seu desejo e de sua boa vontade.

Se ele resolver usar, não sou eu e nem você que vamos conseguir impedir. O máximo que vamos conseguir, é fazer com que ele deixe de usar agora, para usar depois!!!
Mas ele vai usar, e pronto!!
É por isso que se diz que a recaída antecede ao uso da droga. A decisão dele de usar já pode estar em sua mente manipuladora e doentia meses antes do dia em que ele concretizar o fato!


Meu amor segue limpo e sereno há 201 dias!
E até onde eu sei, ele nunca ficou tanto tempo sem ingerir qualquer substância que altere seu humor. 
Neste momento ele está dormindo, lindo, ali na nossa cama... Tão pertinho de mim...

Surpreendo-me sorrindo ao perceber o quanto estamos felizes, e como é bom saber em que lugar ele está agora, que não está em algum canto sofrendo...

Sua vida está voltando ao normal. Ele está muito feliz por estar trabalhando. Mas o fato dele estar completamente dependente financeiramente de mim até o final do mês está deixando-o mal, incomodado.
Por enquanto está em regime de plantão, e é lógico que isso me incomoda, pois temos que dormir separados nesse início de vida a dois, além da pontinha de insegurança.
Mas em breve ele estará trabalhando no horário comercial, isso já está acertado.

A Primavera permanece em minha vida...

Contudo, preciso confessar...
Desde o meio da semana passada para cá, eu me senti meio fragilizada...
Muitas tribulações ao mesmo tempo...

O amigo dele recaiu (mas já está se reerguendo, graças a Deus!)... O esposo da Poly recaiu e parece estar sofrendo...
Ele está trabalhando de plantão, e a escala inclui o fim de semana, e no último sábado dormi mal, sentindo a falta dele a noite toda... (Enviei vários torpedos e respirava aliviada quando vinha o retorno de 'mensagem entregue').
Estamos em fase de adaptação de convivência, o que é muito difícil...
E sua dependência financeira faz com que ele perca a paciência a toa, e tivemos algumas discussões bobas... 
Uma ex-namoradinha-ainda-apaixonada de adolescência resolveu ressurgir das cinzas, mesmo sabendo que ele não está solteiro... (Que saco! Só me faltava essa!)

Muita informação!
Mas ele, apesar de suas limitações, percebeu minha fragilidade...

"Eu sei que eu não posso dizer isso, eu sei que o programa nunca vai me prometer isso, mas deixa eu te mostrar que serei uma exceção..."

Ontem à noite eu peguei todas as cartas que enviei a ele enquanto estava no centro terapêutico e queimei.
Vi aqueles papéis, cheios de palavras de dor se transformarem em cinzas diante de mim. E enquanto isso acontecia, eu orava, pedindo a Deus que me concedesse serenidade e que nos abençoasse, e também agradecia pelos momentos de paz.

E hoje eu deixei a codependência gritar dentro de mim, mesmo sabendo que ele estava na casa de uma cliente antiga, me bateu um sentimento de desespero incontrolável ao ouvir a gravação:
"Sua chamada está sendo encaminhada para a caixa postal..."

Meu corpo tremeu inteiro. Foi horrível pensar na possibilidade de reviver o pesadelo. Quando nos encontramos, na calçada do prédio de minha mãe, eu só tinha força para abraçá-lo e desculpar-me.

Tudo está em paz...
As tribulações são mínimas e não vão nos fazer perder o rumo.

Só por hoje estamos serenos.

Fiquem em paz!

Um comentário:

  1. Olá amiga, parabéns pelas conquistas..não se preocupe com o amanhã.. Deus esta no seu caminho!!
    Forte abraço, juntas somos mais fortes!!!

    ResponderExcluir