segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gratidão ou Ingratidão?

Madrugada dessa segunda-feira, dia dos Professores...
Parabéns a todos àqueles que aprendem diariamente com seus ensinamentos...



Na reunião do grupo 'Juntas Podemos Mais' da semana passada (nosso grupo de mulheres), as partilhas  se encaixaram. O sentimento parecia comum entre nós.

INGRATIDÃO!

Ultimamente estava sentindo-em um pouco ingrata com Deus.
Ele está em proporcionando viver tantas coisas tão maravilhosas ao mesmo tempo. Os milagres pela qual eu tanto clamava aconteceram. Minha vida sofreu uma reviravolta tão rápida, que eu chego a ficar zonza quando penso nisso.

Olho para minha dor de ontem, e minha alegria de hoje, e vejo o quanto tenho a agradecer...

E foi por causa disso que comecei a me questionar se eu não estava sendo ingrata, afinal, eu não estou dedicando-me as orações com tanto fervor quanto eu poderia estar. Percebi que muitas vezes vou dormir sem entrar em oração com eu costumava fazer...
Isso me incomodou muito por alguns dias...

Mas hoje eu creio que não...
Acho que estaria sendo ingrata se não reconhecesse que Deus é o único responsável pelo que vivo hoje. Ele é o responsável pelo milagre que aconteceu. Tenho plena consciência disso.
Sou sim, muito grata por tudo que tem acontecido a mim e ao meu amor.

E quanto as orações fervorosas...
Bom, eu acordava desesperada todos os dias...
Repetia incansavelmente durante o dia:

"Só por hoje, só por hoje, só por hoje... Meu Deus, não deixe ele usar drogas hoje... Só por hoje... Por favor, por favor, por favor..."

Como se dependesse de mim ou de Deus a opção dele por usar. Deus é tão perfeito que o deixou livre para escolher seus caminhos.
Isso não é oração, isso não é fé, isso não é dedicação, isso não é amor...
Isso é codependência e desespero! Isso é doentio!

O interessante é que na reunião, a amiga que começou a falar, disse exatamente isso, que sentia-se ingrata com Ele. Apesar de não ser o foco da reunião, fui quase obrigada a dar esse retorno a ela. Não tinha como eu ficar quieta! O sentimento era o mesmo que me corroía há dias atrás.

Até acho que poderia estar orando mais, intercedendo mais. Mas não deixo de agradecer nenhum dia.
Acho que o que eu preciso é focar na vigília... Agradecer sempre e sempre, mas sem deixar de estar atenta...

Em minha vida, eu nunca desprendi muito tempo pensando nas ciladas do 'inimigo'. Eu simplesmente não dou trela para ele, e assim ele não me atinge, ele também não gasta tempo comigo...

Mas acontece que pessoas como meu amor (adictos) passaram grande parte da vida distantes do Pai, negando-se a entregar seus caminhos a um Poder Superior (como é dito no NA), e o 'inimigo' vai esperar qualquer oportunidadezinha para atraí-los novamente.

Meu amor já está trabalhando e muito feliz. Isso significa que em breve vem o dinheiro (que não deve ser pouco!).
Ele está incomodado com o fato de, até agora, a casa estar sendo sustentada por mim, mas o dinheiro é uma arma na mão dos DQs, ou seja, é o momento em que ele pode cair no auto-engano, na ciladas, armadilhas, na vaidade em excesso, ou seja lá o que for...

Já conversamos muito sobre isso, e ele sabe o que tem que fazer, mas confesso que estou apreensiva... (Mas não desesperada, como era antes...). Confio e entrego a Deus!

E esse fim de semana, Deus deu a ele mais uma prova do quanto o ama.

Ele trabalhou por muito tempo em um conceituado hospital veterinário da cidade, e lá aprontou tudo que podia. Teve milhares de oportunidades de recomeçar, pois o proprietário sempre confiou na capacidade profissional dele, mas ele sempre metia os pés pelas mãos!
Certa vez encontramos com ele na rua (muito antes dessa última internação), e ele chegou a dar a entender que as portas do hospital estariam abertas.

O terapeuta orientou-lhe a procurar emprego nesse hospital, e somente se desse errado, que fosse tentar em outro (no caso, no hospital de um amigo, onde ele foi trabalhar).

Mas o meu amor, tomado por um sentimento de vergonha por tudo que havia feito, não teve coragem de pedir o emprego. E, como seu amigo já havia dito que o queria trabalhando com ele, sem eu saber, mentiu para o terapeuta (e padrinho) dizendo que o emprego foi negado, por isso foi para o outro!

Sabe o que Deus fez???
Mandou o proprietário do hospital tradicional ir atrás de meu bem e convidá-lo a voltar a trabalhar lá, com horário fixo durante o dia e um consultório para ele.

"Uma vez eu te disse que quando você estivesse bem eu te aceitaria de volta, então eu vim aqui cumprir o que eu prometi... Não é bom para você ficar trabalhando de plantão, você sabe disso, não é seguro para sua recuperação você ficar sozinho a noite toda, muitas coisas podem passar pela sua cabeça. A noite você tem que estar em casa, com a sua mulher."

Essas foram as palavras dele (contadas a mim por meu bem)...

É claro que ele levou um baita esporro do padrinho quando disse a verdade, como tudo havia acontecido... E levou também um puxão de orelhas meu pela mentira!

E aí, estamos de volta ao tema INGRATIDÃO...
O padrinho falou que ele deveria estar atento, pois a partir do momento em que ele estivesse sendo ingrato, ele estaria dando passos errados em seu propósito de recuperação.

- Será que ele estaria sendo ingrato com o amigo, que o acolheu mesmo sabendo das besteiras que ele aprontou?
- Será que ele estaria sendo ingrato com o dono do hospital conceituado, que estava mais uma vez lhe oferecendo emprego oportunidade de crescimento?
- Será que não seria a hora de se redimir com o dono do hospital e reparar todas as insanidades que cometeu?
- Mas e o amigo? É certo deixá-lo na mão?

Como saber se estamos ou não sendo ingratos com alguém?
Escolha difícil, pois de qualquer forma ele estaria sendo ingrato com um dos dois. Mas ele precisou colocar na balança e ver o que é melhor para sua recuperação, sua vida profissional e sua vida pessoal.

"A minha gratidão pelo que o dono desse hospital fez por mim é muito grande. E se eu voltar a trabalhar para ele, estando bem, já é uma forma de recompensar isso."

Meu amor decidiu voltar para o hospital. Começa na próxima terça-feira.
Confesso que é onde eu sempre preferi que ele trabalhasse, mas não quis impor isso a ele, a decisão teria que ser dele, apenas dele.
Confesso também que estou muito aliviada por saber que ele não estará mais em escala de plantões, também acho que isso não seria bom!

E assim vamos seguindo a vida...
Com as bençãos cada dia mais presentes entre nós!

Tenham uma excelente segunda-feira...
Como hoje não tenho que trabalhar, vou voltar para cama e tentar dormir mais um pouquinho...



Um comentário:

  1. Nossa!Fiquei muito emocionada...Será que ainda precisamos de provas que Deus ouve nossas orações? Basta que abramos as portas...Fico muito feliz por vocês, tamo junto!!!

    ResponderExcluir