terça-feira, 14 de agosto de 2012

Recaída!

A dependência química é cruel, fria e traiçoeira. Não é permitido ao dependente químico descansar em sua vigília por nenhum minutinho sequer. Ele precisa estar sempre atento.

Quem convive com um DQ também precisa estar atento a quaisquer tentativas de manipulação, e não criar facilidades para eles. O adicto é um ser extremamente inteligente sabe articular tudo com muita perfeição.
Por isso, precisamos estar fortes e serenos.

Meu amor sempre diz que se render ao tratamento foi a parte mais fácil para ele, que já chegou ao centro terapêutico rendido, pois não tinha mais o que perder, já estava na lama!
A parte complicada foi dar o passo inicial em relação as mudanças de comportamento que lhe seriam necessárias. Assumir sua impotência, sua necessidade de ser submisso.

Muitas vezes, é comum ouvir histórias de pessoas que já estão limpas há algum tempo, mas acabam recaindo por saírem da vigília, ou por deixarem o ego tomar conta de si. A pessoa acha que já está bem e que não precisa ficar se apoiando em nada, e que já é capaz de dar conta do recado sozinha!
Esse é um grande sinal de que a recaída está por vir.

Meu bem às vezes comenta que fica preocupado com alguns garotos novos, em fase de recuperação, que chegaram ao fundo do poço rápido demais em função do "crack", pois não chegaram a ter uma "lua de mel" com a droga, não chegaram a ter "bons momentos" de uso. O crack não permite isso. E ele tem medo que esses garotos voltem para as drogas com a expectativa de conseguir viver algo de "bom".

Meu amado acha que o medo é um grande aliado dele, pois ele sabe que se recair voltará para uma lama pior do que a que ele estava, sabe que não vai conseguir parar, e que tem um grande medo de, por vergonha, não ter coragem de pedir ajuda.
"Se eu recair eu vou morrer, não tem outro caminho."

Ele sempre comenta como estava sofrendo, que já não existia mais prazer no uso, que era o tempo inteiro uma paranoia e uma sensação de perseguição. E quanto mais sentia-se assim, mais buscava pela droga para tentar fugir do pânico. Eventualmente ele conta alguma história sobre algo absurdo que fez, e termina com a frase "Meu Deus, quanta insanidade!".

Hoje ele percebe a importância das partilhas, das reuniões e do padrinho. Ele sabe que precisa sempre estar nas reuniões, não por imposição, mas por sua recuperação.
Antes ele se prendia a exemplos ruins dentro das salas de NA, como aquelas pessoas que acham que o fato de estarem limpos já basta, e permanecem com comportamentos inadequados, como traição ou desonestidade. Ele sempre falava que NA era só uma fachada.
Lembro-me de como ele se recusava a aceitar que precisava de alguém para aconselhá-lo, era como se ele fosse alguém "menor" por necessitar de ajuda. Hoje sua visão é outra. Ele ignora atitudes contrárias ao que prega o programa e foca apenas naqueles exemplos que deram e dão certo.

No último domingo fomos juntos a uma reunião aberta de NA e foi bom pois tinha pouca gente, então todos partilharam. É impressionante como todos os adictos possuem conflitos internos muito semelhantes.
Eles querem se manter limpos, mas sentem dificuldades em função das facilidades que o mundo os oferece, principalmente em relação ao álcool.

O dependente químico é portador de uma doença progressiva e sem cura, mas que se tiver muito cuidado pode ser controlada.

Sei que momentos difíceis virão, momentos em que o medo virá me atormentar, mas o que me mantém centrada é o fato de que aprendemos a ter um diálogo franco um com o outro, e estamos cultivando isso mais e mais a cada dia. E sei também que eu nunca serei capaz de impedi-lo de usar, como não fui durante um ano, essa escolha deve ser dele, bem como as consequências dessa escolha.


E no último domingo nós completamos 2 meses de namoro! (leia "Pergunte de novo...")

Meu amor está limpo e sereno a 146 dias!

Fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Flor, que blog lindo! Perdoe-me, somente hoje vi o seu e-mail! Estou muito feliz pela recuperação de vocês dois! E é muito bom ter o NA para tomar conta dos nossos amados, coisa que não podemos fazer... Rs. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Poly,

    Você não imagina como é importante para mim saber que você gostou...

    Quanto a nossa recuperação, é um dia de cada vez...
    Desejo para você o mesmo que desejo para mim e para tantas outras.


    Obrigada por tudo que você fez por mim, mesmo sem saber...
    bjs

    ResponderExcluir