terça-feira, 21 de agosto de 2012

Co-dependência

"Com uma baixa auto-estima, os co-dependentes vivem em função dos outros, a quem querem controlar. O poder de dominar é a essência.
Tudo isso para buscar reconhecimento e compensar a falta de amor próprio.

Emocionalmente dependentes de alguém, não conhecem a sua realidade, não conseguem estabelecer os seus limites e perdem totalmente a sua identidade, já que passam a viver a vida do outro. Isso vai desde a maneira de controlar a sua vida, os seus pensamentos e até os seus comportamentos.

O co-dependente acredita que é responsável pela felicidade e necessidade dos outros.
Vive uma vida de ilusão, de sofrimento, ansiedade e angústia. Nada está bom para ele, e por mais que conquiste algo de bom, sempre tem uma sensação de vazio, de que está faltando uma coisa em sua vida. Essa 'falta' é uma  das suas características em uma vida pontuada de extremos.

Em um dado momento sente-se o grande salvador do mundo, disposto a resolver os problemas de alguém. Por esse motivo, está sempre invadindo a vida alheia com suas orientações e conselhos, que, na verdade, passam a ser imposições.
No outro extremo, quando as coisas não saem como deseja, torna-se uma grande vítima.

Desconhece os seus sentimentos, sacrifica-se pelo outro, sempre dizendo não para si mesmo e deixando de controlar a sua própria vida. Sente-se mal quando percebe sua impotência para controlar ou mudar uma outra pessoa. Um sentimento de fracasso toma conta de si. Tem muito medo de ficar sozinho, medo da rejeição, do abandono, e por isso abre mão de tudo, de uma maneira distorcida e inadequada, para que essas situações não venham a acontecer.
Quer que as coisas se resolvam à sua maneira, e muitas vezes não é capaz de perceber que os desejos e os sonhos não são mais seus, e sim da pessoa a quem está tentando controlar.
A realidade é tão distorcida que, dentro da sua ilusão, acredita que a sua felicidade depende dos outros. Torna-se um escravo emocional da outra pessoa.
...
Quando há um envolvimento com um dependente químico, as coisas se complicam. Se compararmos a co-dependência com a dependência química vamos perceber a semelhança entre elas.
Ambas são doenças de negação. Sintomas como a raiva, a angústia, a depressão e o desespero são os mesmos.

O dependente químico luta para tentar controlar o uso de drogas, e o co-dependente luta para tentar controlar o dependente químico. Em ambos os casos os resultados são desastrosos, portanto a progressividade tanto da dependência química, quanto da co-dependência caminham lado a lado.
A negação é o grande obstáculo para um tratamento em qualquer uma das duas situações. É difícil para um co-dependente reconhecer que precisa mudar o seu modo de vida. Do mesmo modo, um dependente químico também é resistente a mudanças.

Tanto um quanto outro só irão administrar com mais qualidade suas vidas quando admitirem o sofrimento que a doença provoca. Antes disso, jamais serão capazes de perceber o grau de destruição provocado. Sendo assim, é fundamental que, além do dependente químico estar em tratamento, os seus familiares também se tratem da sua co-dependência.
...
Falar em "cura", tanto na dependência, quanto na co-dependência, é algo complicado. Aqui, o "curar" significa reconhecer, admitir, e aceitar a doença, e a partir daí, dar início às mudanças no modo de viver, dar qualidade à vida, vivenciar a realidade e não insistir em uma existência baseada na ilusão. Passar a controlar o que se pode controlar, que é a própria vida. Viver uma relação funcional, buscando o equilíbrio físico, espiritual e emocional, a auto-estima, o amor próprio, e com isso melhorar o relacionamento com os outros e consigo mesmo.

Em co-dependência, CURAR significa viver a vida, descobrir o seu sentido e amá-la."

Certa vez recebi esse texto, mas não é mencionado a fonte nem o autor...
Mas é de grande importância para todos.

Meu amor completa hoje 5 meses e 3 dias limpo! mas o que importa é o dia de HOJE!

E eu sigo minha vida, caminhando e buscando conhecer-me mais e mais...

Um grande beijo!

Um comentário:

  1. Flor, me chamo Max de Souza, sou missionário da Missão Avalanche e recuperando em DQ. Estou trabalhando um projeto para setembro em Feu Rosa para discutir dependência e co-dependência. É um projeto social que visa a criação de um grupo de mutuo ajuda para co-dependentes. toda informação e ajuda será bem vinda. O projeto esta começando a ganhar corpo agora. Dia 29 de setembro seria um dia inteiro, com palestras e debates direcionados à líderes cristãos do bairro, para que compreendam melhor o universo da DQ e possam atender e se capacitem para atender a demanda de usuários que tem procurado na igreja o apoio para abandonar o vicio. O fim do ciclo de palestras é o exercício prático que culminará na criação do grupo. Deixo os meus contatos para qualquer informação que possa nos ajudar.

    ResponderExcluir