quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tocando em frente

E a vida segue...
Hoje voltei ao trabalho, voltei a realidade, fim das férias!

Deus é tão bom para mim que a confusão toda aconteceu nas vésperas de eu retornar a minha rotina diária. Assim a cabeça fica ocupada o dia todo e não dá tempo de pensar besteiras.

Só Por Hoje estou me sentindo muito segura, e até feliz. A solidão, o desespero e o medo não vieram me visitar, graças a Deus!
Acho que o Passo 1 (impotência perante o outro), o Passo 2 (crer num Poder Superior) e o Passo 3 (entrega) já estão bem assimilados dentro de mim. Isso é bom!

Nesses últimos meses, eu estava completamente afundada na autopiedade da codependência e na depressão. Foi então que vi que precisava virar o jogo da minha vida e voltar a sorrir com os olhos. Lutei com todas as forças que existem dentro de mim para sair dessa angústia, e graças a Deus consegui, e num tempo até bem curto.
O tratamento terapêutico de autoconhecimento que fiz, de forma intensiva, durante meu período de férias foi o melhor investimento que eu poderia ter feito para mim mesma.

Aprendi que não posso colocar minha felicidade e minhas frustrações nas mãos dos outros. E aprendi também que não tenho culpa daquilo que não deu certo.
Na verdade eu já sabia disso, mas me recusava a vivenciar. Essa terapia me ensinou a ver os fatos com um outro olhar, ver de fora. Me ensinou a me perdoar de erros cometidos. Quando finalizei o tratamento parecia que um grande peso havia sido retirado das minhas costas. Foi maravilhoso!

Com certeza, ter passado por esse processo de recuperação justo agora, também foi obra de Deus. Não sei como reagiria a essa recaída se eu não tivesse me libertado de todas as culpas e dores que eu estava carregando.

Eu não quero viver com ele se ele optar voltar para a ativa. É claro que vai doer, se essa for sua escolha, mas eu não posso fazer nada.

Hoje eu poderia ter falado com ele, pois é dia de ligação lá na clínica, mas não senti vontade.
Não estou com raiva dele, mas também não estou imune ao acontecido. Espero que ele aproveite esses trinta dias para pensar em como vai agir de agora em diante, mas também não quero ficar pensando nisso.
Aprendi que criar expectativas não é uma coisa saudável para ninguém, pois quando a gente fica idealizando que algo aconteça assim ou assado, e de repente não acontece como planejamos, a decepção é muito grande!
E eu não quero mais me decepcionar!

Lembrando que não querer me decepcionar não quer dizer que não quero nunca mais sofrer. O sofrimento faz parte da vida do ser humano, e muitas vezes é necessário para o crescimento. Já a decepção, ela acontece quando criamos expectativas em algo que não está sobre nosso controle.

De domingo para cá eu tive alguns momentos de luto. E acho que isso é natural, e digo até que é um direito meu, que é saudável. Vivenciamos o luto quando estamos machucados. Deus nos permite viver fases de luto, pois é a partir dele é que vamos dar passos para nossa recuperação, e esses passos podem ser lentos ou não.

Felizmente meu luto não se transformou em tristeza profunda. Acho que já estou conseguindo desviar bem meu foco a ponto de não permitir que meus sentimentos me traiam. A tristeza nos leva a melancolia, a autopiedade e ao sentimento de vítima. A tristeza paralisa a vida (minha vida estava completamente paralisada até bem pouco tempo atrás!).

A música "Tocando em frente", de Almir Sater, é uma das minhas preferidas. Essa canção ensina como viver o luto com sabedoria.

Ando devagar por que já tive pressa 
E levo esse sorriso por que já chorei demais 
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Nada sei. 

Conhecer as manhas e as manhãs, 
O sabor das massas e das maçãs, 
É preciso amor pra poder pulsar, 
É preciso paz pra poder sorrir, 
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente 
Compreender a marcha e ir tocando em frente 
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou. 

Conhecer as manhas e as manhãs, 
O sabor das massas e das maçãs, 
É preciso amor pra poder pulsar, 
É preciso paz pra poder sorrir, 
É preciso a chuva para florir.

Todo mundo ama um dia todo mundo chora, 
Um dia a gente chega, no outro vai embora 
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz 
E ser feliz.

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir, 
É preciso a chuva para florir.

Ando devagar porque já tive pressa 
E levo esse sorriso porque já chorei demais 
Cada um de nós compõe a sua história, 
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.


É isso, minha gente.
É preciso amor para pulsar, paz para sorrir e chuva para florir. Sem a chuva as flores não são tão belas!
Somos responsáveis por compor apenas nossas próprias histórias, e de ninguém mais, e carregamos conosco a capacidade de sermos felizes!.
Quando aprendemos a administrar a dor, nos tornamos mais fortes, sábios.

Pense nisso e reflita muito sobre a letra dessa música.

2 comentários:

  1. muito bom ler isso...SE PERMITA VIVER...parabéns bjuuu

    ResponderExcluir
  2. O luto é fundamental para uma recuperação eficaz. Acredito que devamos nos permitir viver o luto, com todo cuidado é claro, para que esse luto não se transforme em nossa maneira de viver. Mas, isso vc já está fazendo.
    Um dia de cada vez funciona! As vezes também me pego criando expectativas, mas SPH, não quero mais viver assim porque o tombo é muito maior.
    Beijos fica com Deus

    ResponderExcluir