terça-feira, 16 de julho de 2013

Explicando...

Bom, para explicar o post anterior.

Tudo estava lindamente perfeito: eu sai de meu fundo de poço; nada de brigas bobas ou sérias entre a gente; expectativa para a mudança de apartamento; bons empregos; retorno da cumplicidade; boas relações na família; vida social e tudo mais que poderia estar certo.

Mas, no meio do caminho havia uma nuvem...
Ela parecia de algodão, bem branquinha e macia. Era linda!
E veio o vento... Na direção contrária ao que imaginávamos.
E, de repente, tive que lhe dizer que aquilo ali no céu não era algodão, que era, na verdade,  um aglomerado de partículas de água ou gelo em suspensão na atmosfera. E que o vento pode mudar, não vem de um lado só...

Ele não suportou a realidade!

Ele está fora de casa desde a tarde de domingo.
Estávamos em Minas, na casa da irmã dele. Foi a primeira vez que ele participou do aniversário de sua afilhada. Estava tudo tão bem.
Chegamos de viagem, passamos na casa de minha mãe e ele foi fazer um atendimento domiciliar.
Não voltou.

O proprietário do hospital, que o conhece há anos e sabe de todo o problema, logo juntou "dois mais dois" e chegou ao resultado final. Ele me chamou para conversar e tentar compreender o que houve.
Infelizmente não há explicação!

A cidade em que a irmã dele reside é onde ele passou grande parte de sua vida, e foi lá que ele iniciou o uso de drogas. Ele tem "muitos amigos" dessa época lá. É uma cidade pequena, daquelas em que todos se conhecem e todos sabem de sua vida. E que é praticamente impossível ir até a esquina sem esbarrar com alguém.

Eu não me sinto confortável lá. E por mais que eu esteja bem e segura, lá eu fico meio sem chão.
Eu até notei que ele estava meio distante, mas achei que era neurose, pois eu sabia que a insegurança era minha. Preferi não tocar no assunto.
Mas agora sei que eu estava certa!

Estou tentando, na medida do possível, levar a vida, pois ela não pode parar.
A escolha foi dele e não posso fazer nada, não posso impedir nada, sou impotente (Passo Um do Nar-Anon!)

É claro que estou triste, muito mesmo. Não consigo dormir, meu estômago travou e minha cabeça já está doendo (é assim que meu organismo reage quando passo por momentos de tensão, seja ele qual for. Isso independe da codependência).
E tenho um pouco de medo do pior.
Mas sei que essas aflições não vão resolver nada, por isso não entrei em desespero, e senti a presença de Deus aqui comigo, cuidando de mim.

Optei por buscar o lado bom. Sim, para tudo tem um lado bom, até nesse fato!
Ele tentou tirar a "prova dos nove" e errou na conta. Teve a comprovação de que precisava para ver que não pode fazer do jeito dele.

Eu imagino a dor e o sofrimento que ele está sentindo nesse momento. E imagino também o medo que ele está de voltar para casa, afinal, ele jogou todas as relações saudáveis que conquistou nos últimos 16 meses para o alto em troca de "mais uma dose": nosso amor; a relação divertida com minha mãe; a cumplicidade com a irmã; a confiança do seu patrão; o convívio saudável com a mãe; os clientes...

Ele sabe que não irei recebê-lo em casa. E imagina que todos também fecharão as portas.
E isso aumentará o seu desespero, fazendo com que queira fugir mais e mais. Prorrogando a minha angústia e a dele também.

Mas o ato de fechar as portas é necessário para salvar a sua vida.
As portas tornarão a se abrir se ele fizer o certo, que é passar por um período de desintoxicação.

Neste exato momento, ele não tem noção do quanto é amado e do quanto as pessoas estão orando por ele para que ele faça o certo. A frase que escuto é sempre a mesma "Ele é uma pessoa maravilhosa quando está bem..."
Acho que ele e todos os adictos que recaem, fazem isso por não acreditarem o quão maravilhosos são quando estão limpos!

Nesse exato momento ele sabe que se comportou como um crápula (pois a doença faz com que eles se tornem mesmo uns crápulas). O estágio da DQ de meu amor é bem avançado, ou seja, a dor durante o uso é infinitamente maior que o prazer, o que faz com que ele use mais para tentar anestesiar e esquecer.
Loucura!

Hoje (16/7) é seu aniversário e dia de Nossa Senhora do Carmo.
E ele não está aqui comigo. Infelizmente não se pode ter tudo!

Minhas férias acabaram e a vida precisa seguir.
Boas 24 horas!










4 comentários:

  1. nega..vai passar...e pra doer menos...não fique focando na dor dele não...foque em como amenizar a tua..a ele nos resta apenas orar...bju tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus e ao que tenho aprendido estou conseguindo focar em mim e no que preciso fazer.
      Orai e vigiai...
      Só isso que está ao meu alcance!
      Bjs...
      TMJ!

      Excluir
  2. Seguro a minha mão na sua e uno o meu coração ao seu...
    Que Deus te dê a força, a serenidade e a coragem necessária...
    E que Deus ilumine os caminhos dele!
    Fiquei triste, querida. Por mais que saibamos que recaídas acontecem, torço pelos maridos das minhas companheiras, como torço pelo meu.
    Um grande beijo no ♥!
    Se precisar, chama... Não sofra sozinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona...
      Tamujuntas sempre.
      Deus me deu muita força e serenidade sim. É claro que fiquei triste, mas no final tudo deu certo.

      Amanhã vou postar...
      Bjs

      Excluir