quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Virei formiguinha


Bom dia pessoas...

Quero partilhar algumas novidades. Coisas boas que vem acontecendo em minha vida profissional.

Já contei aqui que no final do ano passado saí da sala de aula e estou trabalhando na parte burocrática da Educação de meu estado (Secretaria de Educação).

Estou gostando muito. É tudo muito diferente do que sempre fiz minha vida inteira.

Aqui, fui convidada para integrar o Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas. Uma das ações que está sendo trabalhada é a montagem de um Seminário Estadual sobre Drogas, que deve acontecer no final desse semestre.

Além disso, vou iniciar um curso de capacitação sobre Prevenção do Uso de Drogas.

Semana passada recebi um material sobre crack para analisar. Eu não acreditava nas coisas que eu lia. Como um autor é capaz de escrever algo tão ruim? O tempo inteiro ele associa o uso de drogas à marginalidade, trazendo um linguajar pejorativo e até mesmo preconceituoso. Traça um paralelo entre o fim do mundo, filmes de zumbis e usuários de crack. Chega a questionar: “Além da aparência, no que os dependentes de crack e zumbis se assemelham?”. E ainda afirma que foi em 2012 que o crack se espalhou por todo o Brasil. Gente, vocês não imaginam as pérolas escritas naquele livro. Claro que condenei o material. Não para defender os “coitadinhos usuários de drogas”, pois eles não são nada coitadinhos, mas porque para trabalhar esse assunto numa escola a abordagem não pode ter caráter discriminatório, vindo apenas como uma apologia contra o uso, mas sim de maneira instrutiva e informativa, tendo em vista que o uso de drogas lícitas e ilícitas é um tema social pertinente.

Acho que o editor não vai gostar muito do meu parecer! (risos!)

Certa vez, quando postei sobre os 12 passos, meu adicto falou: “É... Você abraçou mesmo o assunto!”.

Sim, abracei! E acho que farei o que eu puder para me sentir útil nessa causa. Comecei por aqui, partilhando minha experiência com vocês, e continuarei no meu trabalho.

Meu serviço de formiguinha!


Beijos...
TMJ!

2 comentários:

  1. Que legal FLOR. Estou orgulhosa dessa minha amiga q conheci aqui no blogg, abraçou a causa msm!! É assim q é! Temos q entender o problema deles se quizermos ajudar. Eu já prefiro informativos sobre droga q causem MEDO na sociedade p q ñ tentem experimentar. Se puder me passar o material vou mostra-lo ao meu marido. Quem sabe assim ele abre os olhos. A comparação com os zumbis, foi perfeita, uma vez que os usuários de crack deixam de viver, para usar a droga, eles vivem em um submundo, se parar p analisar é como se fossem marionetes da droga. Só pensam em consumi-la mais e mais, tudo é em função dela. Acho msm que são as DROGAS Q USAM ELES e ñ ao contrário. Parabens pelo seu trabalho. E obrigada pelo apoio!! Deus abençoe. Beijos

    ResponderExcluir