quinta-feira, 7 de março de 2013

Aprisionamentos e Liberdade

Oi pessoal! Boa noite... Desejo uma noite abençoada e de paz ao seu coração!

Mesmo que estejamos vivendo momentos extremamente turbulentos, mesmo que nosso DQ tenha voltado a ativa, mesmo que nosso coração esteja ferido, por quaisquer que sejam os motivos, é necessário orar com muita fé a Oração da Serenidade, pedindo à Deus que nos dê a sabedoria que precisamos para lidar com as dificuldades da vida.

"Deus, conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar.
Coragem para modificar aquelas que posso...
E sabedoria para reconhecer a diferença!"

Uma oração pequena na extensão, mas enorme na profundidade das palavras!
Repita-a quantas vezes sentir vontade ao longo do seu dia. Repita-a como se fosse um mantra! Deus está lhe escutando, acredite nisso!

Aqui estamos em paz! Graças a Deus...
Dentro de 14 dias meu amado completa 1 ano limpo! Nossa, como tenho a agradecer a Deus!

Só por hoje ele está com 351 dias de sobriedade! 351 dias de vida!

Só por hoje ele está aprendendo a viver uma nova vida. Só por hoje ele valoriza seu trabalho, valoriza uma vida a dois, valoriza a família. Só por hoje ele está aprendendo a pensar no outro. Ele se preocupa em saber como estão seus sobrinhos. Só por hoje ele tem amigos de verdade. Só por hoje ele não tem mais pesadelos. E eu não tremo mais quando ele não atende o celular. Só por hoje minhas orações são de paz. Só por hoje sei que ele vai chegar em casa feliz. Só por hoje ele me ama de verdade. Só por hoje temos dias de primavera. Só por hoje ele decidiu manter-se limpo e sereno.
Só por hoje!!!

Às vezes ainda sou surpreendida com lembranças ruins de um passado que passou, mas que , infelizmente, deixou marcas. Essas marcas não movem minha vida, não possuem um papel de protagonistas na minha história. Graças a Deus!
Na verdade, acho que ter essas lembranças é até natural, foi tudo muito pesado. Mas elas já não me causam dor, não me causam medo, não me deixam insegura pensando que posso reviver cada um daqueles dias de outono.
Superei...
Eu jamais seria feliz se deixasse essas marcas transformarem minha vida num eterno outono.

O outono foi necessário para meu crescimento. É claro que preferiria não ter passado por ele, mas já que ele veio, tive que tirar dele o melhor que pude! Foi ele que fez minhas flores nascerem mais perfumadas e coloridas!
Deus  é muito perfeito!

"Não perca de vista a primavera que o outono prepara..."
(Pe. Fábio de Melo)


As lembranças estão aqui dentro de mim. Todas elas. Mesmo aquelas que nasceram na minha infância. Ainda não tenho serenidade suficiente para ignorá-las.
Vivi momentos que me machucaram a ponto de me conduzirem a um estado emocional bastante fragilizado.
Ainda sou prisioneira das minhas emoções.

Mas o meu amor está aprendendo a cuidar de mim. Está aprendendo a identificar meus momentos de medo. Está aprendendo a me acalmar... Ele ainda tropeça um pouco pelo caminho, mas meu amor está aprendendo a ser mais meu amor!
Não conseguimos mais imaginar nossas vidas sem o outro! Nossos caminhos estão pareados!

Estou dando passos... Passos para a minha liberdade... Já não sinto mais culpa por erros que não cometi. Ela já não me atormenta, já não pesa sobre meus ombros. E isso me deixa muito feliz!
Em 'doses homeopáticas' vou curando minhas feridas!

O caminho é longo e muito difícil. Mas não vou desistir...
Assim como é difícil para os DQ's tomarem a decisão de parar de usar, é difícil para quem está preso a emoções e sentimentos se libertar daquilo que o aprisionou.

Augusto Cury fala de um fenômeno chamado de "Autochecagem da Memória", na qual estímulos psíquicos, visuais e sonoros geram um gatilho que produz as primeiras reações, pensamentos e emoções nas mais diversas situações cotidianas.

"... A angústia e a indignação inicial quando alguém nos ofende ou nos rejeita não foram programadas pelo eu, mas foram geradas pelo gatilho da memória. Notem que não teríamos determinadas reações instantâneas de agressividade e impulsividade se pudéssemos controlá-las. O fenômeno do gatilho da memória desencadeia as primeiras reações nas relações sociais...
... Aprender a reescrever a história e a gerenciar a tensão produzida pelo gatilho da memória é o grande desafio terapêutico na resolução do cárcere da dependência e dos demais transtornos ansiosos, como a síndrome do pânico e as obsessões..."

"... Se fizermos uma varredura em nosso passado verificaremos que temos mais facilidade de recordar as experiências mais frustrantes ou mais alegres. Elas foram registradas em áreas importantes da memória, o que as torna disponíveis para ser lidas e utilizadas na construção de novas cadeias de pensamentos e de novas emoções..."

(Me identifico com esses trechos!)

Enfim...
Minha felicidade depende apenas de mim mesma. Somente sou capaz de modificar minhas emoções e me libertar... E é para isso que estou lutando a cada dia...
Venci batalhas piores, mais difíceis... Vencerei essa também.
Minha liberdade está em minhas mãos!

Caminhando e cantando vou seguindo a canção e refazendo minha história para colher flores cada vez mais perfumadas e coloridas!

Fiquem em paz e na presença de Deus!
Beijos e bom restinho de semana...



Nenhum comentário:

Postar um comentário