terça-feira, 27 de agosto de 2013

Renato Russo

Oi pessoal,

Aqui em casa as coisas caminham na mais perfeita paz de Deus!
Estamos vivendo uma lua de mel! Felizes demais.
Caminhando juntos em nossa recuperação, buscando por aquilo que nos manterá nessa sintonia e tentando sentir diariamente o perfume das flores que estamos regando!

Não há sinais de mentiras ou de joguinhos emocionais, nem de desconfianças.
Não há sinais de auto-piedade.
Sinto-me segura.

Ainda tenho muito que buscar na serenidade, claro. Inclusive às vezes percebo que ela quer me deixar por instantes, daí eu tento voltar ao foco rapidinho. Busco refazer meus pensamentos.
Nessas horas, sempre tento recordar-me de como eu estava insana, do quanto minha vida estava fora de controle. Era muita dor dentro de mim!
E eu sabia que aquela situação nada mais era que um acúmulo de distorções emocionais que estavam dentro de mim desde a infância, e que o fato de viver com um DQ só me ajudou a potencializá-las.
Eu precisava buscar por estas distorções da infância para compreender como elas estavam refletindo no meu HOJE!

Graças a Deus eu estou conseguindo! E só tenho a agradecer!

Mas vamos lá...


Já tem algum tempo que gostaria de falar dele...
Renato Russo...
Para quem era jovem ou adolescente no início dos anos 90, gostando ou não, cresceu ao som da banda Legião Urbana.

Renato Russo faleceu em 1996, aos 36 anos. Ele tinha um estilo único, e que, a meu ver, até hoje não houve outro que fosse capaz de seguir sua linha. Sua voz forte, suas canções com uma melodia inconfundível, suas letras poeticamente críticas, e algumas vezes com a dor nas entrelinhas. Suas músicas sempre estavam entre as mais tocadas. Renato Russo era Renato Russo e ponto!

Ele tinha uma vida intensa e fazia uso de drogas. Soube, recentemente, que no final do ano de 1990 ele chegou a se internar para tratar do alcoolismo, mas não durou muito tempo. Ele se irritou por ser proibido de tocar violão para os outros pacientes na festinha de fim de ano e colocou fogo na clínica!
Logo depois ele começou a suspeitar que era HIV-positivo e passou por momentos de tensão, depressão, e irritação, o que o levou a beber ainda mais. Sua morte se deu devido a complicações decorrentes do HIV.

Prestando atenção nas letras dele, percebi que muitas parecem vir carregadas de um desejo de recuperação, ou um desejo de não se sentir preso às drogas ou a sua doença.

Ressalto que essas são conclusões minhas, não li isso em lugar algum, e também não li sua biografia. Tentei esmiuçar sua poesia e ler as entrelinhas.

Uma de suas músicas tem o título "Só Por Hoje", e parece mostrar que ele conhecia o Programa, parece mostrar que ele sabia que era necessário viver um dia de cada vez.

"Só por hoje 
eu não quero mais chorar
Só por hoje 
eu espero conseguir 
Aceitar
o que passou o que virá 
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz. 

Hoje já sei que sou, tudo que preciso ser 
Não preciso me desculpar, e nem te convencer
O mundo é radical, 
Não sei onde estou indo 
Só sei que não estou perdido 
Aprendi a viver, um dia de cada vez, 
Só por hoje 
eu não vou me machucar 
Só por hoje
eu não quero me esquecer 
Que há algumas pouco vinte quatro horas 
Quase joguei, a minha vida inteira fora. 

Não não não não 
Viver é uma dádiva fatal 
No fim das contas, ninguém sai vivo daqui mas 
Vamos com calma!
Só por hoje 
eu não quero mais chorar 
Só por hoje
eu não vou me destruir 
Posso até, ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi."


Se você prestar atenção em tantas outras letras, perceberá os mesmos sentimentos, às vezes descritos em frases soltas e isoladas da canção.


"...Quero ter alguém com quem conversar. Alguém que depois não use o que eu disse contra mim..."

"...O céu já foi azul, mas agora é cinza. E o que era verde aqui já não existe mais..."

"...É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há..."

"...Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor. E toda dor, vem do desejo de não sentirmos dor..."

"...Este é o nosso mundo. O que é demais nunca é o bastante, e a primeira vez é sempre a última chance..."

"...Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira..."

"...Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba..."


É isso, muitos sofrem, mas sofrem calados ou tentam transmitir sua dor na poesia. Talvez assim sejam compreendidos. É uma pena que muitos não conseguem ou não desejam se libertar da escravidão e do falso prazer!

Ótimas próximas 24 horas para todos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário