domingo, 22 de dezembro de 2013

Retrospectiva - Parte II

E, conforme prometido, continuando minha retrospectiva.... 

Olhando para trás e vendo que tudo valeu a pena...

Minha vida profissional deu um giro de 360º em 2013!
No final de 2012 fui convidada a deixar a sala de aula e atuar na Secretaria de Educação. Senti muito medo de não dar conta... Assumi com um tremendo frio na barriga, afinal, eu seria a professora responsável no Estado por minha disciplina (química)! E eu sempre fui extremamente insegura e desacreditada de mim mesma.

Que medo!!! Era muita responsabilidade!

Mas acontece que eu dei, e estou dando conta!
O Programa me ajudou nisso também, a ser mais auto confiante... Coisa que os sete anos de terapia não me fizeram evoluir...

Eu sinto muita falta da sala de aula, dos meus alunos. Meu amor por eles é algo que não sou capaz de descrever. São adolescentes carentes de amor, limites, carinho, família...

Mas ao mesmo tempo, estou muito feliz na Secretaria. Tudo é muito diferente e estou aprendendo coisas novas. Amadureci muito em um ano.
Participo de reuniões, elaboro documentos da minha área, faço pareceres de materiais didáticos, etc...

Na Escola eu já abordava a temática das drogas, sempre sem tabus, de forma instrutiva, sem levantar bandeira "pró" ou "contra"... Eu apenas falava sobre o lado químico das substâncias. Minha disciplina favorece isso...

E por isso, além das atribuições relativas à minha disciplina, agora estou tendo uma oportunidade que nunca imaginei que seria capaz de fazer.
Ingressei no Comitê de Prevenção às Drogas nas Escolas, que nasceu no fim de 2012, como prioridade de Governo.
Tudo era novo...

E então veio o 1º Seminário Estadual de Prevenção às Drogas, realizado em junho. O tema foi "A Escola em Rede". Discutimos as formas de acionar as redes de apoio. O que a Escola precisa fazer caso tenha situações críticas de uso/abuso de drogas em seu ambiente.
Temos muitas Escolas localizadas em zonas de risco.
Minha Escola mesmo, fica num dos bairros da capital onde o tráfico é mais forte.

Tivemos representantes da Justiça, da Saúde, da Assistência Social. Tivemos apresentações de práticas exitosas de professores da Rede Estadual de Educação. 

Foi um sucesso!

A Secretaria de Educação é subdividida em 11 Regionais, e como desdobramento do Seminário Estadual, vieram os Seminários Regionais.

Cada Regional montou o seu Seminário, partindo do princípio de cultivar a ideia de se trabalhar em rede, mas direcionando as especificidades de cada lugar...

E, de agosto a novembro, o Comitê percorreu todas essas 11 regionais, para "levar a mensagem". Participamos de todos!

Cada lugarzinho nos surpreendeu de alguma forma...
Os municípios do interior capricharam. Fizeram direitinho seu dever de casa...

Alguns temas abordados foram:

- Valorização/desvalorização da família e estrutura familiar;
- Políticas de prevenção e redução de danos;
- Mudança comportamental e restabelecimento da ordem pública;
- PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência);
- Cumprimento das leis;
- Estabelecimento de parcerias e trabalho em rede;
- Fatores de risco e fatores de proteção;
- Amor exigente;
- etc, etc, etc...

Gente, não dá para descrever tão rapidamente o quão proveitoso foi cada uma das discussões.

Cada Regional nos presenteou também com mostras culturais apresentadas por alunos da Rede.
Tivemos peças teatrais lindíssimas. Uma delas foi apresentada por alunos internos da Penitenciária de Segurança Média que encontraram no teatro uma forma de recomeçar, e outra foi a apresentação de um Coral em Libras (isso mesmo, língua brasileira de sinais!)! Não teve quem não se emocionou!

Tivemos ainda grupos de dança e uma orquestra de violões composta por 12 adolescentes, 6 meninos e 6 meninas, tocando juntos! Acho que nunca vi nada mais lindo na vida!

Mas um fato, no mínimo estranho, me chamou a atenção. Das 11 Regionais, 3 pertencem à Região Metropolitana... E foi justamente nessas 3 que tivemos os únicos Seminários "fracos", digamos assim... As pessoas não deram o mesmo valor ao tema. O que pareceu demonstrar que as pessoas das grandes cidades preferem mesmo fechar os olhos ao assunto e assumir a postura de que "eu não tenho nada com isso, e isso não é problema meu".

Enfim...

E nesse meio tempo, assumi a Coordenação de um site de conteúdos de apoio ao professor para trabalhar a temática nas Escolas. Temos diversos materiais e vídeo aulas. O site é bem rico e devagar estamos melhorando ainda mais! Tudo que eu posto ali é escolhido com muito carinho, dedicação e amor...

Acesse e divulgue: De Cara Pra Vida

Na semana passada soube que o Secretário de Educação quer que a gente inscreva o site para concorrer ao Prêmio de Boas Práticas na Educação! E que vai instituí-lo como Projeto de Governo! (Que chique!!!)

Estou muito orgulhosa com esse trabalho. Já dei três entrevistas sobre ele!! E o apresentei nos Seminários Regionais.
Como se diz no facebook: Se sentindo feliz!
Acho que é uma das formas de se levar a mensagem, como diz o Passo 12!

E também, para completar, fiz um curso da SENAD e estou fazendo uma capacitação pela UFES em "Tabaco, álcool e outras drogas". Estou aprendendo muito!
E, para finalizar, em 2014 farei um curso da SENAD específico para professores.

Em alguns Seminários, quando apresentava o site, eu falava: "Infelizmente, quando eu mais aprendi sobre as drogas, eu sai da Escola!"

Esse aprendizado veio tanto da DQ de meu amor, quanto das atividades desenvolvidas no Comitê.

A vida é mesmo um eterno aprendizado...

Quero partilhar com você algumas das sábias frases que anotei nos diversos Seminários:

"... Nesse horizonte familiar desmantelado, a educação não forma para ser gente, forma para competir, para ganhar dinheiro. O sentido da vida não é encontrado e como resultado vem a depressão, o vazio, às drogas, a prostituição. Nossa cultura evoluiu para o desumanismo..."
(Padre Félix Bassini)

"As visões do homem são voltadas para o individualismo, o que dificulta a integração do ser humano. A droga é apenas um dos fatores. É preciso buscar uma mudança comportamental..."
(Lucas Rigoni - psicólogo)

"Chega desse papo de dizer para um adolescente que droga é ruim. Se você disser isso, ele responderá na hora que você está errado. Na escola e em todo lugar o trabalho precisa ser coletivo. Não podemos viver numa ilha, isolados..."
(Drª Janete Pantaleão - juíza da infância e da juventude)


"Todos temos problemas, até as crianças. Cada problema adequado a sua faixa etária, e se não soubermos  lidar com isso, ficamos vulneráveis. Existem muitos casos de abandono familiar."
(Capitão do Proerd)

"O modelo antigo 'diga não às drogas' é moralista e exclui o sujeito que já faz uso de entorpecentes. E também não considera as substâncias lícitas e medicamentos que estão no cotidiano. É um modelo de intolerância ao usuário."
(Roberta Scaramussa - psicóloga)



É isso gente...
2013 foi um ano abençoado e de muito crescimento profissional.
Estou realizada!



Ah, e antes de finalizar, quero partilhar com vocês uma coisa bacana que está acontecendo aqui no ES.
O Governo do estado criou a Rede Abraço, que montou um Centro de Acolhimento para familiares de DQs e DQs que querem ajuda.
O espaço conta com diversos profissionais capacitados para acolher quem precisar, além de convênio com diversas clínicas, caso seja necessário internação. É uma ideia inspirada em um projeto que acontece em Alagoas.

É claro que criou-se uma briga de egos entre Secretarias, mas o povo não está preocupado em saber de quem veio a ideia, ou se já existem outras redes que precisam ser fortalecidas, mas sim, em como encontrar ajuda... E lá é um bom lugar! Assim como os CAPS...
É isso... Um dia a gente chega lá...

Uma semana de paz e bençãos para cada um de vocês...
Um Natal iluminado e um 2014 de muitas colheitas...

Beijo grande!







Nenhum comentário:

Postar um comentário