domingo, 2 de novembro de 2014

Pérolas...

Paz, serenidade e pérolas para você...
Metaforizando a vida...
Caso você não saiba, uma pérola é produzida a partir de uma ferida. Esse texto é antigo, mas pode nos trazer uma boa reflexão.
"As pérolas são produtos da dor...

Elas são resultado da entrada de um corpo estranho ou indesejável no interior da ostra, entre a concha e o manto, como um parasita ou um grão de areia. É um mecanismo de defesa do animal.

Na parte interna das conchas, no manto, existe uma substância lustrosa chamada nácar.

Em resposta, com o intuito de defender-se, as células do manto começam a trabalhar e cobrem o corpo estranho com camadas e mais camadas de nácar, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, nasce uma linda pérola.

Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida CICATRIZADA."



Esse blog foi criado num momento de muito amor e dedicação. Cada palavra que você já leu aqui até hoje foi escrita com muito carinho e respeito, mesmo nos momentos de tribulação, mesmo após a separação...

O amor foi o sentimento que me inspirou, sempre...

Mas nem sempre as pessoas entendem e respeitam isso.

Aqui eu nunca mencionei o meu nome ou o nome dele. Nunca disse exatamente onde moramos ou trabalhamos. Disse apenas nossas profissões.

É um blog anônimo, e tal anonimato se deve a um único motivo: Eu precisava preservá-lo...

E além disso, a 12ª tradição do Programa nos diz que:

"O anonimato é o alicerce espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando-nos sempre a necessidade de colocar os princípios acima das personalidades".

E assim eu fiz, e continuarei fazendo. Manterei o anonimato.

Entretanto, ele quebrou essa tradição. Ele quebrou o MEU ANONIMATO.
Ele não teve o mesmo zelo comigo, apesar de tudo que vivemos juntos.
E essa foi a forma mais cruel que poderia ter me desrespeitado.
Ele permitiu que sua nova namorada descobrisse meu blog e de certa forma participasse daquilo que era somente nosso, que era sagrado.
Esse espaço é MEU e eu dividia com vocês e com ele, apenas...
Uma história de 15 anos...
Simples assim!
Não vou entrar em detalhes, mas acho que podem imaginar as consequências disso.

A princípio, doeu um bocado...
Doeu mais que todas as vezes que ele recaiu, mais que as noites que passei em claro, que as humilhações da fase ativa, que as brigas, enfim, doeu mais que tudo.
Mais até que a separação!
Doeu bastante.

Mas Deus é tão maravilhoso e misericordioso que já cuidou dessa dor...
O Poder Superior cuida da gente sempre que a gente permite... 

Só por hoje, minha vida está muito mais leve.
Só por hoje tenho mais certeza dos propósitos de Deus em minha vida, do quanto Ele me ama e dos caminhos que Ele quer que eu siga. 

E um desses caminhos é o caminho do PERDÃO e da COMPREENSÃO.
Aprendi a transformar a DOR em AMOR, o que torna minha vida ainda mais cheia de graça.
E o meu amor é INCONDICIONAL.

Mas ele está na negação, o que faz com que seu egoísmo e egocentrismo sejam ainda mais latentes...
Por isso não vou culpá-lo nem me desgastar alimentando raiva.

Ele não tinha o direito de me expor! Não tinha mesmo!
Mas me expôs...
E ficar chorando por isso não vai mudar nada.
Ou seja, a única coisa que posso fazer agora é orar por ele. Nada mais.

Mas tem muita, muita coisa que posso fazer por mim. E estou fazendo!
Tem muita gente especial a minha volta...

Não quero ser uma OSTRA VAZIA, incapaz de produzir lindas pérolas.
Hoje me dou ao direito de decidir o que fazer com meus sentimentos.
E eu escolho não sofrer e não alimentar a dor.

Alguns dias são mais difíceis, mas esses momentos de dificuldades não me vencem.
Produzo pérolas!
Se você foi ferido com palavras rudes de alguém que ama...
Se você também já foi acusado de ter dito coisas que não disse...
Se suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas...
Se sofreu golpes de pessoas que ama...
Se recebeu o troco da indiferença, do desrespeito...
Então, cubra suas mágoas com camadas de amor e produza uma PÉROLA também...
E seja feliz...
Nunca mais esqueça disso: UMA OSTRA QUE NÃO FOI FERIDA NÃO PRODUZ UMA PÉROLA!

Quanto ao blog...
Como eu disse, esse espaço é MEU, e desde que eu mantenha os anonimatos e não exponha ninguém, tenho o direito de continuar escrevendo qualquer coisa a respeito das MINHAS emoções e sentimentos, como sempre fiz.

24 horas de serenidade!


10 comentários:

  1. Isso mesmo flor! Como vc mesmo me disse paz e serenidade sempre! Mesmo no seu sofrimento vc produziu uma pérola, um conforto para minha alma! Me fez relembrar que não estou só, que existe um Deus que me guia e pessoas como vc prontas a nos ajudar! Não acabe com o blog, pois assim como eu estava perdida muitas pessoas não tem com quem conversar e desabafar e encontra aqui um refrigério na alma!!!! Fiquemos na paz!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bola pra frente, Flor! Esqueça esse cara. Quando ela passar 1% do que vc passou com ele, tenho certeza que ela não aguenta e da um pé na bunda dele.

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs...
    Olha, nunca desejei e ainda não desejo pra ninguém nem esse 1% do que todas nós já passamos durante a adicção ativa.
    E eu não me arrependo de nada simplesmente porque havia amor no meio.
    Amor de verdade e não empolgação ou dependência afetiva.
    Sinceramente, não estou com raiva de nenhum dos dois.
    Já passou, afinal, tenho um programa de recuperação!
    Eles tiveram comportamentos que nós, que convivemos com a DQ e conhecemos a codependência, conhecemos bem demais.
    Sinceramente também, nãoquero que ela passe por nada.

    Mas confesso que foi mais forte que eu e dei uma enorme gargalhada quando li seu comentário!

    TMJ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Flor, desculpe o meu comentário acima, assim meio sem jeito... mas, eu me doí por vc. Sei que vc é uma mulher inteligente e maravilhosa e está muito acima de tudo isso. Na nossa experiência, sabemos o quanto é difícil, então não adianta ficar se iludindo e ficar se achando a rainha da cocada preta, né? Porque uma hora a vida ensina. Rsrsrs. O post “Só por hoje não deu” mexeu demais comigo, é exatamente como me sinto. Eu passei exatamente pelo mesmo que vc, mas ainda não consigo ter sentimentos tão elevados. Eu fiquei 1 ano em depressão profunda, com medo de gente e de sair de casa, eu me abandonei completamente. Foi muito difícil para mim sair desse estado, ainda estou caminhando. O seu blog, assim como de tantas outras, me ajudou muito. A vc, só tenho uma palavra, GRATIDÃO! Eu compreendo que vc não se arrepende de nada, pois tudo sempre foi feito com muito amor, mas como diz a Kel, somos humanas e fica difícil não esperar nada do outro, amor também é feito de troca. Vc merece tudo de melhor nessa vida, torço muito por vc!!!
    Indico essas palestras do Gasparetto, estão no youtube, me ajudaram muito:
    https://www.youtube.com/watch?v=xAQ88Pg7wzE – VOCÊ É A SUA MISSÃO NESSE MUNDO
    https://www.youtube.com/watch?v=-G1bQECclCc – EMPURRE OS OUTROS PRA FORA
    https://www.youtube.com/watch?v=cZ4a_p_xXjw – TEIMOSIA NÃO É PERSISTÊNCIA, ENTENDA QUANDO A VIDA LHE DIZ: NÃO!
    https://www.youtube.com/watch?v=tpM-5uheF88 – DÊ A VOCÊ A CHANCE DE VIVER. DÊ A VOCÊ A CHANCE DE APRENDER
    Fique à vontade para não postar meu comentário, caso venha a causar algum desconforto a vc. Este espaço é seu, e vc merece todo o respeito. Felicidades!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida...
      Não se desculpe.
      Como eu disse, você até me fez sorrir, ou melhor, gargalhar...
      Adorei a sinceridade de seu comentário.
      Foi como se você me dissesse: "Eu seguro a minha mão na sua e uno o meu coração ao seu..."

      Aaaa, e eu não sou tão elevada assim.
      Sinto raiva, choro, tenho vontade de dormir e não acordar mais, quero gritar, dar um soco...
      Enfim, sinto todas as dores do mundo também.
      Muitas vezes tropeço, caio, faço besteiras, deixo a ansiedade me boicotar...

      E só por hoje me permito sentir isso e errar, o que não me permito mais é deixar esses sentimentos me dominarem a ponto de cometer insanidades.
      Quando eu erro, logo logo consigo raciocinar e tento corrigir as coisas.

      No grupo eu aprendi algo que em 7 anos de terapia eu nunca havia conseguido: tirar qualquer culpa de meus ombros e a me perdoar.
      Ao colocar o Programa em prática, eu aprendi a entregar, verdadeiramente, nas mãos daquele que é o único que pode acertar o rumo das coisas, nosso Poder Superior.

      Eu também tive depressão e senti muito medo em outros momentos da minha vida.
      Mas, só por hoje, eu sei lidar com meus medos, a pensar antes de agir.
      É por isso que, mesmo não estando mais junto, eu continuo voltando àquela sala.

      Fico imensamente grata por estar levando a mensagem por meio desse blog.
      E mais grata ainda por pessoas como você.
      Gratidão pelos vídeos.
      Assistirei com calma cada um deles.

      Excluir
    2. Flor, sua linda! Fico feliz que te fiz gargalhar. É isso ai, gargalhar sempre! Bjs da Cissa

      Excluir
  6. Realmente uma dor pode se transformar em uma pérola, as vezes a dor parece insuportável ou insuperável.
    Sendo casada com um DQ sei que essa também vai passar, vibrando para que essa também se transforme em pérola .
    Gratidão pelo texto e pelo blog.
    Tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais ter você aqui...
      Algumas pequenas palavras me ajudaram a saber quem você é, e foi como se eu ouvisse a sua voz...
      Saudades...
      Você foi uma das pessoas que me ensinou a cultivar as pérolas.
      tamujuntas...

      Excluir