quinta-feira, 6 de novembro de 2014

As marcas, os traumas e as lembranças...

Foram 15 anos de encontros e desencontros.
15 primaveras... E dessas, foram quase 4 primaveras juntos, no cotidiano da dependência química.

Somente nesse período é que fui descobrir o que era a DQ, apesar de, como sempre falo, o tema "drogas" fazer parte de minha rotina de trabalho.
Descobri que existem outras estações no ano, e aprendi, da pior maneira possível, a importância de vivenciar cada uma delas.

Olhar para trás me faz ver o quanto eu cresci e o quanto devo ser grata a Deus por hoje dormir em paz, com a certeza de que cumpri meu papel ao lado do homem que Deus me pediu para cuidar e amar.
E, se não permaneci com ele, não foi por opção minha.

Apesar dos últimos episódios, eu tenho certeza de que meu amor é (era) verdadeiro. Nunca vou me arrepender de nada.
É (era) um amor incondicional, e por isso consegui manter a serenidade quando ele decidiu partir. Doeu demais, mas eu precisava deixá-lo seguir o caminho dele.


Amor incondicional é o afeto sem qualquer limitação, é o amor que é imutável. É amar e respeitar o outro independente de suas escolhas ou de sua condição.
Por isso eu o perdoava diariamente, se necessário.
Por isso eu consegui me desligar com amor de sua doença.
Por isso eu respeitei suas escolhas.
E o deixei ir...
E, por isso eu não alimentei a raiva que senti após nosso último contato, na semana passada.

Tenho lembranças maravilhosas de nós dois, desde quando nos conhecemos.
E é isso que resolvi guardar.
Minha história ao lado dele teve lindos momentos.
Divertidos momentos...
Ele sempre foi desajeitado para tudo e isso era o que eu mais gostava nele.
Lembro-me, como se fosse ontem, quando ele me buscava no trabalho, no ano 2000. Parava na porta da escola de qualquer jeito e estava sempre apressado para me carregar para qualquer lugar.
Nessa época era comum ele marcar algo comigo de depois "esquecer"...
Ele sempre soube me fazer sorrir como nenhum outro homem fez.

Mas a adicção é uma doença devastadora, que deixa marcas, traumas e feridas que ficarão para sempre.
Foram muitos momentos de dor, que infelizmente não tenho como apagar.

A DQ na fase ativa é triste e muito, muito cruel. É como se vivêssemos em um tsunami, que não acaba nunca.
Aquela frase "depois da tempestade vem a calmaria" não existe durante a fase ativa.
Só existem chuvas, tempestades... Somente...

Lembro-me da primeira recaída que vivenciei.
Naquele dia eu estava na concessionária buscando meu carro novo quando eu soube. Meu mundo caiu pela primeira vez... Nem curti o meu momento de conquista...
E eu nem imaginava que era só o começo.
Não tenho como contar quantas noites passei em claro, quantas viagens deixei de fazer, quantas mentiras precisei inventar para minha mãe.

Mas hoje eu tenho paz. Uma paz que não tem preço.
Quando ele entrava em recuperação essa paz também existia. Era lindo!
Mas logo ele se sabotava e entrava na auto-suficiência...
Conheço todos os sinais...

Após cada recaída vinham as promessas... Sempre as mesmas...
Mas os adictos que ainda não decidiram parar, não tem forças para cumprir suas promessas.
Eles nunca cumprem! (risos!)

Desde 2012, depois que deixei o meu mundo desabar de vez, ele não tentava mais me manipular, pois era inútil. Eu sabia quando era manipulação ou quando o arrependimento era verdadeiro.
Eu sabia da sua dor.

Ele sempre chegava exausto, destruído emocionalmente.
Ele olhava nos meus olhos em um silêncio gritante, tomava um banho e depois chorava muito nos e me pedia perdão.

Ele também sabia da minha dor.
Eu nunca falava sobre ela, mas ele sabia.
No fundo eles sabem que a gente também sofre!
O que não quer dizer que eles deixarão de usar.
Nem eu e nem você NUNCA vamos conseguir impedi-los (PASSO 1).

E hoje estou numa fase de reconstrução.
Em busca de mim mesma para me descobrir, para me recuperar.

Alguns traumas e medos ficaram aqui, isso é fato. Algumas situações ainda me causam calafrios e me fazem sentir acuada.

Sentimentos ruins estarão sempre associados a algumas situações e locais...
- Não consigo me imaginar, NUNCA MAIS, entrando em um motel. Só o fato de passar diante de um eu já sinto meu sangue circular diferente.
- A famosa gravação "sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de mensagens..." faz meu corpo tremer. Seu eu pudesse mudaria a voz da "moça simpática" que fala isso. Aliás, se eu pudesse acabaria com esse negócio de "caixa postal", só para nunca mais ter mais que ouvir isso!!
- Vira e mexe eu ainda acordo de madrugada e, inconscientemente, olho o celular para ver se "ele ligou". 
- Recentemente descobri que desenvolvi uma espécie de "toc". Eu PRECISO mudar o toque do meu telefone com frequência, porque a medida que eu acostumo com o som, o barulho me deixa nervosa. Eu associo ao telefone dele tocando.
- Ver alguém bebendo me angustia, mesmo que seja alguém que não tenha problemas com bebida.
- Notícias de acidentes por motivos de bebidas me fazem engasgar.
Etc, etc, etc...
Tantos outros...

Gostaria muito de não ter essas lembranças, não desejo isso a ninguém, mas elas fazem parte de mim. Mas hoje eu tenho um Programa e o exercício que eu faço é não alimentar meus devaneios e a minha dor. Tenho ferramentas para cuidar de mim.

Hoje consigo atribuir a cada situação vivenciada o seu real valor, e decido o que vou sentir.
É um exercício difícil, mas vale a pena.

E só por hoje estou bem.
Em paz...

Tenho marcas e traumas, mas também tenho lindas lembranças.

Paz e serenidade...
Só por hoje!

9 comentários:

  1. vc consegue só por hoje..o que passou passou...no mais lhe será revelado...rs tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a nossa magia, não é Kel?
      Só por hoje...
      E funciona!
      bjs

      Excluir
  2. Só por hoje. Ler tudo isso me da uma certa tristeza, após tantas recaidas começo a considerar a separação. Não sei como é possível se separar de quem se ama. Mas o nosso amor hoje tem um fruto vivo, nosso filho, tão pequenino e tão indefesos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, qualquer que seja sua decisão, você sabe que estou com você...
      Eu seguro a minha mão na sua e uno o meu coração ao seu...
      Sua dor é minha dor!
      Tmj sempre, mesmo distantes, estamos juntas.
      Beijos, paz e serenidade.
      24 horas...

      Excluir
  3. Eu sei muuito bem o que são essas marcas que ficam Flor...
    há uns dias atrás, eu estava em um lugar com alguns amigos e um rapaz com quem estou saindo, e lá pelas tantas, tivemos uma pequena discussão (eu e ele), e ele se levantou para ir ao banheiro. Demorou pra voltar pois foi atender a uma ligação, (porém eu não sabia disso). Notando a sua demora eu perguntei: 'gente, cadê o fulano que ainda não voltou?', e um amigo nosso respondeu: 'não sei, sumiu!'... Nossa, foi incrível, em um segundo, todas as recaídas do meu ex vieram á minha mente, cena por cena, de todas as vezes que eu me dei por conta de que ele tinha sumido, que não tinha noticias dele, dias e dias, de todas as vezes que sentava no sofá e chorava porque ele tinha saído e não voltava.... me veio aquele nó na garganta, aquele calafrio, coração acelerou... tive que me acalmar, respirar fundo, e assimilar que não estava com outro DQ, que ele não tinha "sumido" por uma recaída... logo ele voltou, se sentou ao meu lado, eu o abracei forte, respirei tão aliviada... ele não entendeu nada... rsrs.. chegou a ser engraçado... e isso acontece várias vezes quando estou com ele, ligações não atendidas, atrasos... tenho muita dificuldade em acreditar no que ele diz... é difícil... ainda bem que ele tem entendido e me ajudado... mas essas marcas ficam, ás vezes tenho minhas recaídas, tento me sabotar, estragar tudo, e é preciso muita força de vontade pra que as marcas não nos dominem né... é preciso muito auto conhecimento, muita paciência comigo mesma, muita calma... mas só por hoje está dando certo, e estou bem de verdade e feliz!
    TODA A FELICIDADE E SERENIDADE DO MUNDO a você querida!!! Bjs no coração, estamos juntas!!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Nossa...
    Que bom saber que você está recomendando e está feliz.
    Esse trauma dos atrasos também carreguei por muito tempo, rsrsrs.
    Seja feliz, você merece...
    Todas nós merecemos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga tem solucao para sua vida. Deus esta de bracos abertos para vc.
    E tem solucao para o se ex tbm. Vc ja ouviu falar sobre a cura dos vicios? Isso mesmo vicios tem cura! Digita no google bispo formigoni e vc lera toda a historia dele e de milhares de pessoas que foram completamente curadas de seus vicios sem recaidas. Ele faz um tratamento todo domingo no site aultimapedra.com vc sabera mais sobre isso.
    Minha amiga, creia, acredite por que e verdade, Deus tem TODO O PODER e eke faz o impossivel acontecer.
    De uma chance. A ultima porta, a ultima pedra.Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Não sou eu que não acredito que pra tudo há solução.
      Não sou eu que duvido do poder de Deus.
      E, principalmente, não foi eu que desisti...
      Eu estive com ele sempre, e ainda estaria, se essa fosse a vontade dele, mas não é.
      E a mim só resta respeitar sua escolha.
      Isso é amor!
      Gratidão pela preocupação.

      Excluir