terça-feira, 23 de setembro de 2014

... é certo que a primavera chega...


Sua linda, seja bem vinda. Muito bem vinda...
Minha relação com a primavera teve início na infância. E eu nasci na Primavera!
A mistura de cores, cheiros, flores e perfumes sempre me fascinou. Tudo junto e misturado, em uma harmonia perfeita e serena!

É a estação que vem logo após o inverno e é marcada pelas flores. Aqui no hemisfério sul é chamada de "Primavera Austral" e começa no dia 23 de setembro.
Entretanto, oficialmente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ano a Primavera começou oficialmente ontem (22/09) às 23h29min, no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada).

Linda, cheia de graça...
Ela chegou!

Metaforicamente falando, para quem acompanha meu blog, sabe que por muito tempo tive receios com o Outono e o Inverno. Seus dias frios, secos e chuvosos me assustavam um pouco.
Mas, com o tempo aprendi a importância de cada estação. A Primavera continua sendo a mais esperada por mim, em todos os sentidos (reais ou fictícios), mas hoje compreendo a importância de vivenciar todas as outras fases.

"Se não tivéssemos o inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem vinda."
(Anne Bradstreet)

Sinto-me feliz com a estação que se inicia.
Sinto-me embriagada por seus perfumes.
Sinto-me pronta para colher cada uma das flores que Deus me ensinou a plantar em meu jardim.
A Primavera está aqui, dentro de mim.
Ouso a dizer que ela nunca esteve tão presente, tão colorida.
Será a Primavera mais cheia de serenidade e sabedoria da minha vida.

E hoje cedo, fui surpreendida com uma mensagem dele desejando-me uma "Feliz Primavera".
Não entendi muito bem. Cheguei a pensar que ele havia confundido o dia de meu aniversário, afinal, ele não atentaria para datas como o início de uma estação do ano.
E eu agradeci.
Mas ele não se enganou. Então eu optei por não buscar entender nada e nem ficar pensando nos "porquês".
Quero apenas vivenciar meus momentos e sentir o perfume das flores.

"Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela... Exatamente porque nunca são as mesmas flores." 
(Clarice Lispector)

Sim, a Primavera chegou sorrindo para mim, me fazendo renascer, com novas flores. E isso é o que importa!
Novas flores, cores e perfumes...

Desejo que apreciem as flores plantadas no jardim de suas vidas também.


E para finalizar, deixo a vocês um texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", (pág. 366).


PRIMAVERA

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.


Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.


Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.


Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.


Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.


Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.


Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.


Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.







4 comentários:

  1. AAMOO a primavera, a estação que começa bem no mês do meu aniversário, o mês mais lindo do ano!! Exatamente nestes dias que a minha vida está tão linda, tão colorida, tão cheia de vida!
    A primeira pessoa em que pensei logo cedo quando abri o google e vi a homenagem pela primavera foi você querida!
    Senti sua alegria e leveza ao ler suas palavras! E graças a Deus é assim que estou também!
    Bem vinda primavera, linda! Venham as flores lindas, os perfumes, os encantos, o colorido, o novo!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. vcs irão ficar juntos!!!

    ResponderExcluir
  3. isso é indício de que ele está com saudades. acho lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Gratidão pelos dois comentários.
      Imagino que ambos sejam da mesma pessoa, tendo em vista que aconteceram em horários muito próximos e são anônimos.

      Sinceramente não crio expectativas em, absolutamente, nada mais.
      Não fico pensando se isso pode acontecer ou não.
      Como já mencionei, não nego que, em alguns momentos, sinto falta dele, e isso é normal, afinal tivemos uma história juntos, e ainda é recente.

      Entretanto, pela primeira vez consegui deixar o controle totalmente nas mãos do meu Poder Superior, que sabe de todas as coisas e sabe do que eu preciso e mereço para viver.

      Se eu der margens a esse tipo de pensamento e/ou sentimento, criarei expectativas em cima de uma situação que não tenho controle, em cima de algo que pode nunca acontecer.
      Ou seja, estarei dando margens a mim mesma para sofrer.
      Não vale a pena cultivar o sofrimento.

      Hoje o que tenho é a serenidade e é isso que quero cultivar.
      Consegui não ansiar pelo amanhã.

      Desde que permiti que o Programa Nar-Anon agisse em minha vida, meu olhar mudou, e os lemas me ajudaram bastante nesse exercício, e deixo para você alguns trechos:

      "Que comece por mim"
      "Esse lema nos lembra que deveríamos manter maior atenção em nós mesmos... nos convoca a ação pessoal e nos mostra que temos poder apenas sobre nossas vidas. Só podemos mudar a nós mesmos...
      Compreendendo isso, poderíamos nos libertar da luta e da espera angustiante de que as pessoas mudem para que possamos ser felizes..."

      "Solte-se e entregue-se a Deus"
      "...Lema que nos liberta da tentativa de controlar o incontrolável...
      ...nos permite substituir desespero, incerteza, estresse, preocupação e sofrimento por serenidade e fé."

      "Um dia de cada vez"
      "...Quando choramos o passado pelas boas experiências, perdas ou dores, ele nos martiriza, enfraquece e paralisa. Por outro lado, se nos ocupamos em projetar o futuro, criamos expectativas, positivas ou negativas, que nos mantém ansiosos ou com medo, o que nos paralisa. Se o mal que acaba acontecendo posteriormente é menor do que nossas expectativas haviam projetado, percebemos que sofremos antecipadamente sem necessidade. Por outro lado, se o bem que acontece é menor do que nossas expectativas exageradas, ficamos desapontados e não nos ocorre ser gratos pelo que conseguimos ou recebemos...
      ... a vida é aqui e agora... o único tempo de nossa vida no qual temos condições de realizar algo é no presente, especificamente no dia de hoje..."

      Somente Deus tem o poder sobre toda essa situação, e minha vida e meus sentimentos estão sendo conduzidos por Ele, que sabe de todas as coisas.

      Se esse reencontro for a vontade de Deus para nós, ele acontecerá no dia em que estivermos preparados.
      E só por hoje sei que não estamos.

      Mas, de qualquer maneira, gratidão pelas vibrações positivas, pela torcida e pelo carinho.

      Excluir