sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O que esperar deles?

Olá...

Hoje quero falar um pouco sobre expectativas...

No que diz respeito a cumplicidade, o que esperar de um dependente químico na relação?
Será que podemos esperar algo deles?
A minha resposta é: DEPENDE!
Tenho DUAS linhas de raciocínio quanto a esse questionamento.

1ª Linha: DQ em recuperação

Um adicto está em recuperação quando ele aceita suas limitações e entende que precisa encontrar e aprender uma nova maneira de viver.
Esse homem (ou mulher) será como outro qualquer: com inúmeras qualidades e defeitos.
Ele será seu melhor amigo, seu companheiro, um marido fiel. Poderá ser um pai maravilhoso, caso optem por filhos. 
Você poderá fazer planos de viagens, ir ao cinema, andar de mãos dadas, conversar, sorrir.
Poderá também chorar junto na hora que o coração aperta.
Esse homem pode te ajudar nas tarefas de casa, te fazer surpresas, trazer presentes. Sonhar com a casa própria.
Esse homem vai te abraçar e cuidar de você com todo amor que você merece.
Esse homem reconhecerá o seu valor!


Com ele você pode ter momentos de altos e baixos, não por causa das drogas, mas porque em 100% dos relacionamentos esses altos e baixos existem!
Afinal, nem mesmo no mundo maravilhoso de Alice a perfei
ção existe!

Ouso a dizer, que esse homem poderá ser ainda mais completo que um "homem normal", como a sociedade gosta de dizer, porque ele compreende a importância de viver em serenidade e em busca de seu bem estar. Ele valoriza cada conquista e quando faz algo "errado", o Programa "grita" em sua mente e ele liga a luz de alerta.
Esse homem te vê como um anjo na vida dele!

Falo isso com propriedade, pois conheci vários adictos, com anos e anos de recuperação, e que são maridos maravilhosos. E eu nunca acreditaria que, num passado qualquer, já fizeram atrocidades para sustentar o vício se eu não tivesse escutado seus testemunhos!


2ª LinhaDQ fora da recuperação

A doença da DQ leva ao desvio de caráter.
É importante destacar que essa característica, na verdade, independe da droga, mas no DQ ela é um pouco mais latente. Conheço pessoas com um tremendo desvio de caráter, mas que não usam drogas!

Quando ele ainda não se aceitou, as coisas complicam um pouco mais...
Certamente você não poderá contar com ele para muitas coisas, aliás, para quase nada!
Triste realidade...

Ele não conseguirá te ajudar no mínimo que você precisa.
Já ouvi relatos de cortar o coração: grávidas, mamães etc.

Não ache que ele vai te ajudar a trocar as fraldas do bebê...
E não adianta implorar ou fazer chantagens. Ele não vai se comover!
Às vezes você está com problemas pessoais e só quer conversar ou precisa de um abraço apertado e de escutar a frase: "Calma, tudo vai dar certo!"
Às vezes você só quer desabafar...
Mas o adicto não vai conseguir te ajudar nessa...
O egocentrismo o domina!
Por mais que você sempre esteja disposta a ajudá-lo quando ele pede, na hora em que você pedir ajuda, não vai conseguir!
Ele não se importa com as contas da casa, com as crianças crescendo sem pai, com suas angústias, com nada...
Você não terá nada dele. Não quer dizer que ele não te ama, mas infelizmente ele tem "outras prioridades". É mais forte que ele.

Você pode estar com a cabeça a mil por hora, cheia de confusões mentais, problemas financeiros, de saúde, de medo de tudo. Não tente dividir suas angústias ou conversar sobre o trabalho com ele, porque você vai se frustrar!

Às vezes você daria tudo por um simples abraço apertado para amenizar seus problemas, mas ele não é capaz nem disso!

O mundo gira ao redor dele, apenas dele.


O que fazer, então?
Bom, o caminho que indico é que vá para o grupo e aprenda a praticar o exercício do desligamento. Aquiete seu coração no grupo...
Não crie expectativas em ABSOLUTAMENTE nada pois elas nos levam a frustração e a dor...
Olhe para si mesma e aceite as 24 horas que Deus te presenteou!



PS1: eu tive momentos com os dois personagens em minha ralação...

PS2: estar limpo é diferente de estar em recuperação (meu DQ já passou pelas duas situações).

5 comentários:

  1. Yeees, bem isso meeesmo! Infelizmente tive pouquíssimo tempo com o meu DQ em recuperação... e como uma boa codependente já desde antes de o conhecer, eu acabei perdendo o controle da minha própria vida... o meu mundo era ele.... foi preciso lutar muito pra conseguir mudar o foco, e voltar a viver a minha vida.. mas consegui! Estou de pé, só por hoje... oro por ele, pra que seja feliz verdadeiramente.

    Serenidade e paz pra nós querida!

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras minha flor! Isso caiu como uma luva p mim hoje! Estou muito triste e chorei horrores ao perceber que meu DQ estava apenas limpo e não em recuperação!

    ResponderExcluir
  3. Devagar...
    Um dia de cada vez...
    Aos poucos a gente compreende a importância de direcionar o foco para nós mesmas.
    Aprendemos também que a nossa recuperação é muito mais importante que a deles.
    Dê o primeiro passo...
    Tamujuntas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. é preciso aprender sobre limites...quando conseguimos entender isso é possível viver se bobiar até com um na ativa...hahaha..eu vivi uns 2 anos sem me prejudicar..não foi fácil claro...mas quando respeitamos nossos limites...não criamos expectativas...bjus

    ResponderExcluir
  5. Flor... bem na veia kkkk...
    Vivi os dois tbm!
    Muita dor e tristeza com a ativa e com o limpo mas sem recuperação!
    Mas tbm estou vivendo um dia de cada vez e aproveitando oque Deus está me trazendo, os dias limpo e em recuperação.
    Estou feliz, muito... todo os dias um novo aprendizado, todos os dias uma conquista, todos os dias vejo como vale a pena pela forma como a vida do meu marido está se transformando. Pouco tempo, sim, mas estou vivendo um dia de cada vez, sem expectativas... claro que de vez em quando tem umas recaídas de caráter... o velho e chato ciúme, pra trazer as briguinhas de sempre, a diferença e que agora ele sabe ver que está errado pede desculpas, agora eu me calo, não preciso mais enfrentá-lo e muito menos humilhá-lo, agredi-lo e tirar minha paz!
    A irritabilidade tbm tem melhorado muito, ele está aprendendo a se acalmar, a serenar-se.
    Estamos descobrindo um mundo novo...
    Bjsss queridas

    Só por hoje meu marido está limpo e em recuperação
    Só por hoje eu estou em recuperação
    E hoje e sempre, independente do que vier sei que Deus quer o melhor para seus filhos, por isso confio

    TMJ

    ResponderExcluir