domingo, 10 de novembro de 2013

Quando olho para trás...

Bom dia, bom domingão a todos...

As coisas por aqui caminham em paz, graças a Deus.
Estou incomodada com o tempo longo entre uma postagem e outra, mas acho que a correria vai começar a diminuir daqui pra frente... Ufa! Estamos finalizando os Seminários Regionais, faltam apenas dois, sendo que eu só participarei de mais um.

Tem sido um trabalho lindo, e é bom viajar pelo meu estado (ES) e conhecer pessoas novas, mas é bem exaustivo. Algumas viagens requerem pernoite, outras são bate e volta.
Começamos com as viagens em agosto, e recentemente eu optei por não comparecer em duas das regionais mais distantes, que eu precisaria dormir lá. Achei que seria melhor assim.

Vamos ao motivo: ele não me pediu, e também não foi por um medo meu dele recair (não quero viver com esse fantasma). Foi uma decisão até difícil para mim. Pensei bem para não permitir que a codependência me traísse e me manipulasse a permanecer com ele para "protegê-lo". E só quando tive certeza de que não era isso que resolvi que só viajaria para pernoitar se fosse fundamental. 
O fato é que sei que ele fica desconfortável, e até inseguro, com minha ausência. Algumas vezes ele já comentou isso. Sua entrega ao processo de recuperação ainda é recente, ou seja, ele ainda se sente vulnerável.
Então eu pensei: bom... se eu tenho a opção de não ir, eu não vou (e fico agarradinha com ele, só namorando, rsrs); mas se eu não tenho essa opção, minha vida não pode parar, eu entrego ao Poder Superior e vou cumprir com minhas obrigações!

Meu amor segue limpo e em recuperação. Nesse momento ele está no grupo.
Está dedicado ao seu cargo de secretário e bem feliz. Tão diferente de tempos atrás, quando ele ia para as reuniões apenas para "cumprir um protocolo". Sua postura era outra naquela época.
Sou muita grata a Deus. As coisas aconteceram mesmo quando tinham que acontecer.

E eu sigo no Nar-Anon. E também muito feliz com o carinho que recebo lá. É como uma nova família.
É interessante como nos sentimos à vontade nesses grupos para falarmos de coisas que jamais teríamos coragem de falar com outras pessoas. Ao mesmo tempo que os membros são estranhos a nós (por não fazerem parte de nosso convívio diário), eles são as pessoas em que mais podemos confiar. Enquanto estamos lá, são mais íntimas que aquelas que convivemos por uma vida inteira. Lá todos compreendem nossa dor e nossas alegrias. Nada que eu disser lá soará como uma aberração! E, certamente receberei o direcionamento certo, melhor do que o que eu receberia do melhor psicólogo do mundo!

Agradeço demais por eu ter conhecido esse programa! (Amém!)

Quando olho para trás, para um passado um pouco distante, quando conheci meu DQ, em 1999, penso em quantas voltas o mundo deu. Eu jamais imaginei que um dia viveria as coisas que vivi com ele. Na verdade eu nem pensava que moraríamos na mesma casa! Eu fui louca por ele desde que o conheci, mas com o passar do tempo, achei que tinha sido apenas "um lance de carnaval".
Eu estava enganada!!!

E quando olho para trás, para um passado um pouco mais próximo, quando nos reencontramos, em 2010 e resolvemos ficar juntos em 2011 (ele estava internado), eu também penso nas voltas que o mundo deu. E que achei que tudo seria lindo dali para frente. Mais uma vez não imaginei que viveria toda aquela dor da fase ativa e que teria forças para lutar e tentar superar todo aquele vendaval.

Quando olho para trás, vejo o quanto amadureci em tão pouco tempo.
Percebo os erros que cometi em sua fase ativa, por desconhecer a doença. Tantas vezes eu menti para "protegê-lo", eu facilitei para que ele permanecesse no vício. Tantas vezes eu fechei os olhos. E depois, quando ele já havia entrando em recuperação, permiti que minha doença aflorasse e assim contribuí para a fase mais crítica de nossa relação. Veja bem, eu não fui culpada, apenas colaborei por não ter me mantido em serenidade.

Graças a Deus não perdi a esperança, mas em muitos momentos achei que não conseguiríamos ficar juntos.

Hoje descobrimos a receita mágica:  A BUSCA DIÁRIA PELA RECUPERAÇÃO E A VIVÊNCIA DO PROGRAMA.

Viver assim nos fez estabelecer o diálogo, a confiança, fortalecer a amizade, o repeito, o carinho. Nos ensinou a sonhar. Estamos muito felizes!

Na semana que vem, no feriado do dia 15 de novembro, estaremos em Búzios, na Convenção Brasileira de NA. Uma ótima oportunidade para aprofundar o programa e ainda fazermos uma deliciosa viagem. Quem tiver a oportunidade de ir, não vai se arrepender, tanto pelo local, quanto pelo evento.
Ano passado estivemos na XIII Convenção Carioca de NA, e foi maravilhoso. Clique aqui e veja os detalhes.

No mais, é isso...
Desejo paz e serenidade à todos... Que a sabedoria permaneça como nossa melhor amiga.

Bom  domingo e boa semana...
Beijos!

Um comentário:

  1. Que alegria em ler uma postagem tão linda como esta!
    Como fico maravilhado!
    Infelizmente não poderei comparecer nesta Convenção de NA.
    Entretanto, não me lamentarei, pois já estive em outras e não tenho vontade de usar, só por hoje, o que me faz acreditar que irei na próxima.
    Que vocês possam desfrutar da magia do encontro!
    Que O Poder Superior continue abençoando cada vez mais suas vidas!
    Um forte abraço deste seu amigo que muito lhe estima.
    Bons momentos e até breve.
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir