domingo, 13 de outubro de 2013

Reportagem...

Oi pessoal...

A vida corre e segue pelos rumos certos, graças ao nosso bom Deus!
Tudo na mais perfeita paz!
Cada dia estamos mais juntos e unidos no propósito de errarmos menos um com o outro. Cada dia o diálogo está mais presente e cada dia temos mais a certeza de que os frutos serão colhidos na hora certa e de que as flores exalarão o perfume na dosagem perfeita!

A cada dia que passa tenho mais certeza de que o mundo conspirou a nosso favor. A Terra girou no sentido correto para que nossos caminhos se cruzassem novamente, depois daquele carnaval de 1999 (ou foi 1998??? já nem sei mais!)... Cada segundo foi cronometradamente calculado para que tudo acontecesse no instante exato!

A física é mesmo perfeita!

Não sou melhor que ninguém, nunca desejei ser, mas às vezes tenho a nítida sensação de que muitos pensam (mesmo que inconscientemente) que nossa felicidade talvez não seja verdadeira, ou torcem para que algo dê errado, ou para que um de nós volte ao ciclo da doença... Sei lá...
Penso nisso não só em relação a mim, mas em relação a todas as companheiras que vivem bem com seus DQs. O ser humano é esquisito de vez em quando!

Por isso, ultimamente tenho tentando preservar mais nossa relação, estou tendo mais cuidado com o que escrevo, pois não quero que uma palavra mal colocada abra margens para aqueles que não acreditam na recuperação.

Mas o fato é um só: estamos felizes, e isso é o que importa! Nosso amor se fortaleceu com cada erro cometido, com cada dificuldade superada.

Bom, mas hoje não quero falar de nós (apenas abri um parênteses para dizer que está tudo muito bem), hoje quero falar de mim, ou melhor, de meu trabalho na Secretaria de Educação.
Encerrei a semana passada com uma surpresa: uma reportagem na página principal do site da Secretaria, e trouxe para partilhar com vocês, para que conheçam um pouco meu trabalho de formiguinha.

Segue...


Seminários incentivam o debate sobre prevenção às drogas - Em 10 de Outubro de 2013

Os trabalhos de combate e prevenção às drogas na educação da rede continuam sendo realizados para levar informação e conhecimento a cada canto do Espírito Santo. E é por isso que a Secretaria Estadual de Educação (SEDU), por meio do Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (COMAD), está realizando “I Seminário Regional de Prevenção às Drogas”, uma estratégia do Governo Estadual que promove encontros regionais para debater sobre o tema. Neste mês de outubro, cinco Superintendências Regionais de Educação (SREs) irão receber as atividades voltadas para diretores, coordenadores, pedagogos e professores da rede estadual de ensino.

A primeira delas será a SRE São Mateus, que irá realizar o seminário no dia 23, no Auditório da Promotoria de Justiça. Já no dia 31 será a vez de Linhares reunir profissionais ligados à Educação para o debate; o local será a Universidade Aberta do Brasil, localizada na cidade.

Além disso, Carapina, Colatina e Vila Velha também realizarão os seminários neste mês. Em novembro, estão previstas as SREs Nova Venécia, Afonso Claudio e Cariacica.

Para a técnica da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, Flor*, permitir e promover este debate é uma importante ferramenta para subsidiar esta luta. "A prevenção ao uso de drogas é um tema polêmico e de difícil abordagem, mas de grande importância social. A dependência química precisa ser entendida como doença, reconhecida pela OMS, e pode trazer danos enormes a uma família, tanto financeiros quanto psicológicos, e por este motivo, quanto mais informações tivermos, mais condições de saber como lidar com o problema teremos", disse.

Até o momento, três eventos já foram realizados. O primeiro deles foi realizado em Barra de São Francisco com o tema "Trabalha e Confia". A programação contou com apresentações culturais e troca de experiências exitosas vivenciadas nas escolas e comunidade em geral, por meio das ações conjuntas realizadas nos municípios participantes.

Depois, foi a vez dos municípios que compõem a Superintendência de Guaçuí realizarem o seminário. Durante o momento, foram desenvolvidas diversas atividades, como palestras ministradas por profissionais especializados, debates e mesas redondas sobre o tema. Além disso, dependentes químicos em recuperação deram depoimentos sobre o assunto.

E para dar continuidade aos trabalhos, a SRE Cachoeiro de Itapemirim também reuniu diretores, coordenadores, pedagogos e professores da rede para discutir questões referentes à prevenção do uso de drogas do ambiente escolar. E como forma de descontrair e animar os participantes, também houve uma apresentação cultural realizada pelas alunas da Escola Estadual Liceu Muniz Freire.

"Com os seminários, busca-se auxiliar o professor nas discussões sobre o assunto em sala de aula e fortalecer o trabalho em rede da região (saúde, segurança e assistência social) com a educação, para que os profissionais da educação saibam como e quando acionar cada uma dessas redes", acrescentou a técnica Flor*.

A previsão é que até o mês de novembro os Seminários sejam realizados em todas as 11 SREs do Estado, englobando todos os 78 municípios capixabas.


Continuidade

Todos estes seminários são desdobramentos do “Seminário Estadual”, realizado em junho deste ano, que reuniu cerca de 350 educadores e representantes da Saúde, da Assistência Social, da Vara da Infância e da Juventude, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Ministério Público.

O evento foi voltado para educadores da rede estadual de ensino e teve a proposta de discutir as políticas públicas direcionadas ao trabalho na escola, onde foram apontadas diretrizes para a educação sobre prevenção às drogas e a necessidade da escola trabalhar em conjunto com a saúde, a assistência social, a justiça e outras instituições.


Na ocasião, também foi lançado o site De Cara pra Vida (www.decarapravida.com.br), um canal de debate, informação e informações para a comunidade que tem o objetivo de oferecer suporte virtual para continuidade da elaboração de diretrizes e demais orientações educacionais no que se refere à prevenção de drogas nas escolas; disponibilizar materiais públicos, para acesso de todo professor, instrumentalizando-o para o trabalho de prevenção de drogas na sua escola; além de possibilitar que a sociedade em geral se engaje nessa ação como mais uma parceira da escola.



É isso, pessoal... Espero que tenham gostado. Estou muito orgulhosa do que estamos fazendo lá. A equipe está engajada em não "fazer por fazer", ou fazer apenas por "politicagem".
Muitos caíram de paraquedas, mas acabaram abraçando a causa. Percebo que a visão dos envolvidos, que até então não pensavam no assunto, está se transformando. Os tabus estão sendo quebrados. Outro dia uma colega do Comitê me pediu que lhe explicasse sobre o NA e pediu que eu enviasse os sites dos grupos de apoio para ela explorar e compreender melhor.

Detalhe: eles não sabem nada da minha vida!

Estou na educação desde 2000 e nunca vi esse tema ser falado às claras como está sendo agora. Isso é muito bom!

No mais...
Maravilhosas 24 horas para cada um! Uma abençoada semana!
Muita paz no coração e saúde!

Beijos!

3 comentários:

  1. Parabéns, parceira! Nesta semana será o lançamento do Projeto Ame, mas não sofra! da Secretaria de Justiça do DF, voltado para as famílias, tanto na prevenção do uso de drogas, como no acolhimento das famílias codependentes. É isso aí, acredito que essas iniciativas devam mesmo partir de nós, que sentimos na pele as perdas em razão das drogas... Parabéns mais uma vez! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Poly!
      Juntas podemos mais, com certeza...
      bjs

      Excluir
  2. que legal.PARABÉNS..é isso ai divulgar os meios de ajuda que existem e infelizmente muita gente ainda desconhece ou tem as vezes até preconceito em ir...bjuuu

    ResponderExcluir